Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Jornada Científica da residência médica da UFPI acontece no HU
Início do conteúdo da página

Jornada Científica da residência médica da UFPI acontece no HU

Imprimir
Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 09h09

A conferência de abertura foi proferida pelo reumatologista José Tupinambá Sousa e, ao longo desta semana, serão apresentados 39 trabalhos de profissionais concludentes de uma das 26 residências médicas oferecidas pela UFPI. 

WhatsApp Image 2020-02-03 at 16.05.30.jpeg

Conferência de abertura (HU-UFPI)

No período de 3 a 7 deste mês, acontece no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a XI Jornada Científica da Residência Médica da UFPI, com apresentações de 39 trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos  residentes que estão concluindo uma das especializações médicas oferecidas pela UFPI.

A conferência de abertura da Jornada Científica foi proferida pelo professor e médico reumatologista José Tupinambá Sousa Vasconcelos, que abordou o tema “Gestão estratégica da carreira profissional”. Organizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário, a Jornada reúne professores, médicos, estudantes e residentes.

WhatsApp Image 2020-02-03 at 16.05.33 (1).jpeg

Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI)

Participaram da abertura do evento, realizado hoje (3) pela manhã no auditório do HU-UFPI, o reitor José Arimatéia Dantas Lopes, o superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente; o Coordenador de Pesquisa e Inovação da PROPESQI-UPFI, João Batista Lopes; a gerente de ensino e pesquisa do Hospital, Marta Rosal; o coordenador executivo da residência médica da UFPI, Avelar Alves da Silva e o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Viriato Campelo.  

Presente no evento, o reitor Arimatéia Dantas se dirigiu aos médicos concludentes dos programas de residência. “Vocês estão concluindo a formação médica em uma instituição de reconhecida qualidade e em um hospital universitário referência para a saúde pública na região. Isso fará a diferença nessa nova etapa que irão vivenciar”, enfatizou.

WhatsApp Image 2020-02-03 at 16.05.32 (1).jpeg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O superintendente do Hospital Universitário, José Miguel Parente, destacou o papel do HU-UFPI como hospital escola. “Nosso objetivo precípuo é o ensino qualificado, a assistência é o meio para que possamos entregar à sociedade profissionais bem preparados, com uma sólida formação”, afirmou.

WhatsApp Image 2020-02-03 at 16.05.32.jpeg

Superintendente do Hospital Universitário, José Miguel Parente

O coordenador executivo da residência médica, Avelar Alves da Silva, avaliou positivamente o funcionamento das residências no Hospital Universitário. “Temos observado uma sintonia entre a UFPI, professores, médicos, Ebserh e residentes, o que acaba se traduzindo na qualidade das atividades promovidas no âmbito das residências”, avaliou.

Atualmente, 26 programas de residência médica são oferecidos pela UFPI, com 23 deles funcionando no Hospital Universitário. “A escolha dessas especialidades que vão sendo inseridas nesse rol é determinada pelas necessidades da população, para que possamos ofertar profissionais ao mercado em sintonia com a realidade da saúde na região”, afirmou a gerente de ensino e pesquisa, Marta Rosal.

Produção científica

Trabalhos científicos produzidos por 39 residentes concludentes, orientados por professores, serão apresentados durante esta semana. “A jornada espelha a concretização da inserção, na formação dos especialistas, da pesquisa científica. Essa é uma preocupação ímpar para nós, que somos a instituição referência em relação à formação de especialistas no Piauí”, enfatizou Marta Rosal.

Para o médico Luís Eduardo de Oliveira Lima, que está concluindo a residência em Clínica Médica, “a medicina não seria o que é hoje se não fosse a pesquisa científica, uma vez que, por meio dela, podemos alcançar descobertas inéditas que podem ser aplicadas na melhoria da saúde”.

Luís Eduardo destaca, ainda, a importância da Jornada Científica como um momento privilegiado de troca de conhecimentos. “É onde podemos compartilhar as descobertas dos residentes durante a sua formação e contribuir para que a pesquisa científica, em variadas especialidades médicas, continue evoluindo, finalizou o médico.

Fim do conteúdo da página