Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reunião de preparação para a Olimpíada Ibero-Americana de Química

Reunião de preparação para a Olimpíada Ibero-Americana de Química

Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 17h58

Na última sexta-feira (31), foi realizada a primeira reunião preparatória do XX Curso de Aprofundamento e Excelência do Programa Olimpíada Brasileira de Química, que será realizado no Departamento de Química da UFPI, no período de 23/03 a 01/04/2020, e preparatória da XXV Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ 2020), que acontecerá na UFPI, no período de 05 a 13/09/2020.

OIAREUNIAO2020 420200203173523

Reunião sobre as Olimpíadas Ibero-Americanas

O Curso de Aprofundamento e Excelência é oferecido aos estudantes finalistas da Olimpíada Brasileira de Química, com o objetivo de selecionar a equipe que representará o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Química: OIAQ e IChO (International Chemistry Olympiad). Será a sexta vez (2002, 2003, 2006, 2007, 2008, 2020) que este curso acontecerá na UFPI.

A UFPI sediará pela terceira vez mais uma edição da Olimpíada Ibero-americana de Química, que contará com a participação de delegações de 17 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, falou sobre a importância da Olimpíada ser sediada na Universidade. “Pela terceira vez a UFPI estará sediando uma edição da Olimpíada Ibero-americana de Química, um evento muito importante já que a UFPI é a única Universidade do mundo a sediar as Olimpíadas Internacionais de Ciências. A realização dessa Olimpíada em nossa Universidade mostra o reconhecimento da comunidade internacional do trabalho aqui realizado”.

OIAREUNIAO2020 1420200203173733

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Sérgio Melo, Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Química, falou sobre as expectativas para a Olimpíada. "Eu tenho certeza que será um sucesso, não só pela experiência do nosso magnífico reitor, mas pela própria Universidade, que já tem uma certa experiência de muito sucesso em todas as anteriores que aqui foram feitas. A nossa expectativa é que será mais uma vez bem sucedida”.

OIAREUNIAO2020 820200203173925

Sérgio Melo, Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Química

O representante do Instituto de Química da USP, Lucas Rodrigues, comentou sobre os preparativos da Olimpíada. "Essa edição será uma das melhores que já tivemos. A equipe está se preparando, estamos bem empolgados para fazer as provas e para receber o pessoal de fora".

OIAREUNIAO2020 1820200203174055

Lucas Rodrigues, representante do Instituto de Química da USP

"A Olimpíada Ibero-americana é uma iniciativa muito importante para os jovens e estudantes de ensino médio, para despertar o interesse deles. Trazer este evento para o Brasil, para o Piauí, é importante para o desenvolvimento local, além de vincular nossos estudantes daqui e poder trazer os olhos da sociedade para a Química, para a Ciência dentro da Universidade", comentou João Paulo, representante do Departamento de Química da UFMG.

OIAREUNIAO2020 1920200203174235

João Paulo, representante do Departamento de Química da UFMG