Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CIATEN realiza seminário “O novo Coronavírus 2019”

CIATEN realiza seminário “O novo Coronavírus 2019”

Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 16h26

A descoberta de um novo agente do coronavírus, um vírus que causa infecções respiratórias, despertou a atenção do mundo desde a sua descoberta em dezembro de 2019. Em decorrência desse cenário, o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), realizou na manhã desta sexta-feira (07), o seminário “O novo Coronavírus 2019”. O evento aconteceu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

coronavirusdois 1320200207120919Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O seminário reuniu as principais autoridades em saúde do estado do Piauí nas esferas públicas municipais, estaduais e federais para tratar do assunto. O evento buscou envolver diferentes públicos para dialogar, desde os profissionais de saúde, gestores e demais autoridades, até a imprensa e também o público em geral.

coronavirusdois 320200207121645Composição da mesa de abertura do Seminário

Desde o primeiro alerta que levou à compreensão da magnitude do problema, da apresentação clínica ao diagnóstico, o seminário começou a ser planejado pelo CIATEN. “É fundamental que toda a comunidade piauiense esteja preparada para lidar com esse problema. Porque todos nós estaremos dispostos como pessoas e como cidadão, mas também, especialmente os profissionais da saúde, terão responsabilidade na gestão dos próximos passos de controle da epidemia”, destacou o Prof. Dr. Carlos Henrique Nery Costa, presidente do CIATEN.

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, destacou o compromisso da UFPI com a responsabilidade de saúde pública da população. “A postura da Universidade Federal do Piauí nesse momento é a mesma de outros momentos como o da zika e o da dengue e não seria diferente agora com relação ao coronavírus, que é uma situação de emergência internacional de saúde publica”, enfatizou.

coronavirusdois 1420200207121136Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

O Prof. Dr. Viriato Campelo, Diretor do Centro de Ciências de Saúde da UFPI, ressaltou a atenção da integração da atenção primária, secundária e terciária, além da integração das três esferas administrativas. “Precisamos integrar também a atenção primária por meio das unidades básicas de saúde, pois serão as primeiras unidades a serem procuradas e precisam dar uma resposta imediata à população junto com a atenção secundária e a terciária. O que vamos fazer se um paciente precisar ficar em quarentena?”, questinou.

A Dra. Auridene Freitas, Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, chamou a atenção para a importância da higienização para prevenção da epidemia. “O processo de higienização precisa ser trabalhado de forma mais intensa na comunicação e orientação desse trabalho preventivo”. E ainda ressaltou em sua fala a importância dos cuidados durante o período das festas de Carnaval que se aproximam no Brasil. “A gente se aproxima de um período que é a época de Carnaval, por isso precisamos maior intensificação de todos esses pequenos cuidados nesse momento”, disse.

coronavirusdois 520200207121358Dra. Auridene Freitas, Secretária Municipal de Saúde de Oeiras

A importância da informação foi destaque na fala do Dr. José Noronha Vieira Júnior, Diretor do Hospital Natan Portela. Para ele, um cenário de pânico está sendo criado e as noticias falsas contribuem para isso. “Estamos em alerta, mas notícias falsas têm se espalhado e a melhor forma de combater isso é com a conscientização e a busca de informação”, ressaltou.

Até o momento 24 suspeitas de casos de corona vírus foram descartados no Brasil, não há registro de nenhum caso confirmado. E no Piauí nenhum caso suspeito foi registrado.