Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Prof. Joel Rodrigues é elevado a Fellow do IEEE, maior entidade de engenharia e computação do mundo

Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 08h38

reuniao COMAPI, SCS, PROPLAN EPRAD.jpg

Prof. Dr. Joel J. P. Coelho Rodrigues, docente do PPGEE/UFPI

As contribuições às áreas de Internet das coisas e Comunicações veiculares levaram o docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPI, Prof. Dr. Joel Rodrigues, a ser elevado a Fellow do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), maior organização técnica profissional do mundo, dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. Criado em 1884, nos EUA, o IEEE está presente em mais de 160 países e reúne mais de 400 mil membros nas áreas das tecnologias, incluindo engenharia elétrica, eletrônica, computação e telecomunicações.

WhatsApp Image 2020-02-03 at 16.45.18 (1).jpeg

Joel Rodrigues é o único pesquisador da Seção IEEE Nordeste Brasil a conquistar o grau de Fellow. Extremamente rigorosa, a avaliação para elevação ao grau de Fellow do IEEE é realizada anualmente e concedida a não mais que 0,1% dos associados da entidade. Em 2020, foram escolhidos menos de 50 pessoas em todo o mundo.

Para ser elevado a IEEE Fellow, o pesquisador precisa, entre outros critérios, ter comprovada qualidade em suas pesquisas, possuir um número significativo de citações conhecidas na literatura (hoje, mais de 10 mil), promover transferência de tecnologia de suas pesquisas e ter reconhecido serviço à comunidade.

2020-02-08 19.00.42 2239584027906499456_29445409349.jpg

Participação no IEEE LATINcom 2019, em Salvador-BA - Foto: arquivo pessoal

“Nesses quase 20 anos de carreira como professor universitário, receber esse título representa sentir que o trabalho que a gente fez valeu a pena. Além daquilo que construímos em ter mais de 850 trabalhos publicados e quase 14 mil citações conhecidas na literatura, significa, sobretudo, minha gratidão às pessoas que confiaram em mim ao longo da vida, que estabeleceram relações de cooperação comigo e meus grupos de pesquisa, fizeram mestrado, doutorado e pós-doc comigo e que eu ajudei a caminhar no início de suas carreiras como mentor”, declara.

2020-02-08 18.35.35 2239571387532445998_29445409349.jpg

Conferência Betcom 2019 na Bolívia - Foto: arquivo pessoal

Por ser uma autoridade renomada na área de tecnologias da informação e comunicação, o Prof. Joel Rodrigues é um IEEE Distinguished Lecturer da IEEE Communications Society, sendo o único em atuação no momento na América Latina. Seu serviço termina no final de 2021, quando encerra seu segundo biênio permitido para compartilhar seu conhecimento, experiência e insights sobre o futuro da tecnologia, nomeadamente, nas temáticas da Internet das coisas, tecnologias para a saúde e redes veiculares, participando de reuniões científicas e eventos de grande escala. Para se ter uma ideia da importância em ocupar a função, em todo o mundo, existem menos de 50 pesquisadores exercendo essa atividade.

“Tenho privilegiado a América Latina em meus IEEE Distinguished Lecturer Tours, porque há dificuldade em atrair pesquisadores de outros continentes para essa parte do globo. É muito enriquecedora essa experiência de partilha e a proximidade com os capítulos (divisões de grupos de membros) nacionais e regionais, as universidades e os profissionais ligados a empresas”, detalha.

2020-02-08 18.27.52 2239567500654223190_29445409349.jpg

Prof. Joel Rodrigues na cerimônia de lançamento do Comitê Especializado de IoT do Peru, em Lima - Foto: arquivo pessoal

Na avaliação do Professor Joel Rodrigues, é muito significante à UFPI ter entre seus professores um nome de projeção mundial. O que auxilia a abrir portas para ampliar a pesquisa e inovação, promover os programas de pós-graduação e parcerias institucionais, estratégicas e de internacionalização.

“Significa poder mostrar à comunidade que a UFPI consegue atrair pessoas de mérito, reconhecimento em nível mundial e que a Instituição pode usar esses perfis para chancelar novos programas, novas parcerias e projetos que façam crescer e engrandecer nossa universidade. As conexões que tenho pelo mundo podem fazer surgir novas oportunidades e parcerias. Consigo trazer pessoas que desejem vir para cá, e promover o envio de estudantes e professores para intercâmbio no exterior. É o nome da UFPI que aparece mais ainda em termos nacionais e internacionais, pode participar de mais iniciativas e ocupar determinados lugares, e todos ganhamos enquanto comunidade universitária e região envolvente”, finaliza o Professor Visitante Senior da UFPI, que atua na Universidade desde maio de 2019.

Joel J. P. Coelho Rodrigues é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no PPGEE/CT/ Campus de Teresina. É pesquisador sênior do Instituto de Telecomunicações, Portugal, e colaborador do PPGETI, Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.

Formação académica: Recebeu o título de Agregado (livre docência) em Engenharia Informática pela UBI, a Habilitation (livre docência) em informática pela Universidade da Alta Alsácia, França, doutorado em Engenharia Informática e o grau de mestre em Gestão pela Universidade da Beira Interior, Portugal, e a graduação em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, Portugal.

É Bolsista de Produtividade do CNPq, fundador e líder do Grupo de Pesquisa Next Generation Networks and Applications (CNPq), IEEE Distinguished Lecturer [2018-2021], representante da IEEE Communications Society no IEEE Biometrics Council, e Presidente do Conselho Científico e Técnológico do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã – ParkUrbis, Covilhã, Portugal.