Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto discute o papel da extensão universitária no enfrentamento ao coronavírus em live no Instagram

Última atualização em Domingo, 29 de Março de 2020, 11h59

O papel da extensão universitária no enfrentamento ao Coronavírus foi tema do primeiro Diálogos da Extensão, projeto que tem o objetivo de discutir temas e estratégias essenciais na superação dos problemas enfrentados pela sociedade, especialmente em relação à pandemia do Coronavírus enfrentada atualmente. O diálogo aconteceu nessa sexta-feira (27), por meio de uma live no Instagram e discutiu a responsabilidade da extensão universitária diante da pandemia instalada e as possibilidades de ação dos extensionistas no atendimento das necessidades dos diversos segmentos sociais no contexto do isolamento social.

O evento foi realizado pela professora Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREXC), e pela professora Lia Cruz Damásio, do Centro de Ciências da Saúde. O servidor da PREXC Walton Luz colaborou com a parte operacional para a transmissão. Estudantes de Direito e de Medicina da UFPI, que são organizadores do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher – paismufpi, também integram o projeto de extensão “Diálogos da Extensão”, coordenado pelas referidas professoras em colaboração com o servidor e a equipe de alunos.

live lia cleania.jpeg

Professoras Lia Cruz e Cleânia Sales durante a live

“É importante nos conscientizarmos que neste momento a população não está enfrentando somente um problema de saúde com implicações graves na integridade física das pessoas, na economia e na produção industrial e intelectual, mas, também, problemas referentes à restrição aos direitos básicos como educação, cultura, esporte e lazer gerados pelo isolamento social. Neste contexto, a extensão universitária mais do que nunca deve assumir sua responsabilidade com os diversos segmentos da sociedade, construindo novos caminhos para os projetos e ações junto à comunidade com o uso das plataformas digitais, como forma de minimizar os impactos da pandemia na vida da população em todas as esferas”, explicou a professora Cleânia Sales.

O projeto “Diálogos da Extensão” é uma oportunidade de acesso à educação que as pessoas terão neste momento de isolamento social. “A live que realizamos ontem foi a primeira ação do nosso projeto e teve como objetivo maior incentivar e apresentar possibilidades de ações extensionistas que permitam as pessoas que estão em suas casas o acesso a informações mais fundamentadas sobre a prevenção e o tratamento do coronavírus, acesso à educação, às manifestação culturais e artísticas, ao lazer e aos esportes, a partir do uso das mídias existentes nas diversas comunidades a serem assistidas”, acrescentou a Pró-reitora.

A professora Lia Cruz considera o evento exitoso no sentido de estimular toda a comunidade acadêmica, alunos e professores, a manter suas produções e atividades extensionistas em ação durante esse período de isolamento social, além de despertar as possibilidades de novas ações no enfrentamento da pandemia e de suas múltiplas consequências. “Houve participação de profissionais das mais diversas áreas, alunos e público em geral, com debate interessante e fomento da possibilidade de cada um de nós contribuir e inovar a sociedade inteira, mitigando sofrimento e encontrando soluções”, comentou a professora Lia Cruz.

Durante a transmissão do vídeo, interagiram 193 espectadores enviando mensagens e sugestões, depois o material ficou disponível e teve 271 visualizações. Segundo a professora Cleânia, em breve será criado um canal no youtube para concentrar, armazenar e divulgar esta e outras ações em conjunto com o projeto “Diálogos da Extensão” e o Projeto “Paismufpi em casa contra o COVID19”. Serão diversas ações e eventos por meio de campanhas de conscientização com a divulgação de cards e posts informativos em mídias sociais para propagação na comunidade, promoção de debates on-line em lives e criação de conteúdo semanal com dicas de saúde física e mental.

O projeto “Diálogos da Extensão” acontecerá todas as sextas-feiras, às 17h, por meio de lives, nos perfis @cleaniasales, @liacruz e @extensaoufpi. O tema da próxima edição será "Cuidados com o idoso em tempos de coronavírus".

Veja o vídeo:

Play Live.png