Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Biblioteca da UFPI disponibiliza acesso gratuito a 200 mil e-books pela plataforma EBSCO e conteúdo da base de dados Dynamed®
Início do conteúdo da página

Biblioteca da UFPI disponibiliza acesso gratuito a 200 mil e-books pela plataforma EBSCO e conteúdo da base de dados Dynamed®

Imprimir
Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 09h42

A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco está disponibilizando o acesso gratuito a 200 mil títulos no formato e-book. A ação é uma parceria com a plataforma de e-books baseada em navegador da EBSCO que está disponível para desktop, laptop ou tablet e fornece acesso contínuo a e-books sem a necessidade de um software especial.

A pesquisa é mais produtiva e a leitura mais agradável por causa do design completamente novo, com funcionalidades avançadas. Alguns benefícios de uso da plataforma de e-books são: salvar e enviar por e-mail capítulos ou páginas em PDF usando ferramentas rápidas; suporte para as necessidades dos pesquisadores com anotações, exportação de citações e ferramentas de dicionário; ver o e-book completo ou navegar página por página; usar links intra-texto para referenciar rapidamente seções, tabelas e imagens; painel lateral ajustável que traz conteúdo frontal e central; pesquisar o texto completo para localizar palavras ou frases rapidamente; e aproveitar os títulos no formato EPUB para uma experiência móvel otimizada e maior acessibilidade.

Segundo o Diretor da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco, Rigoberto Veloso, o Plano de Desenvolvimento Institucional já previa a aquisição de plataformas de e-books e esse é um primeiro passo. “Os e-books são uma forma mais democrática de acesso à informação, sobretudo para os alunos do ensino à distância que muitas vezes não têm acesso a uma biblioteca física. A disponibilidade do conteúdo trial da EBSCO para a UFPI tem como objetivo testar quais são os conteúdos mais acessados para futuramente adquirirmos”, explicou.

rigobeto_veloso.jpeg

Diretor da Biblioteca Jornalista Carlos Castello Branco, Rigoberto Veloso

A plataforma traz publicações das principais editoras acadêmicas, como Elsevier, Ashgate Publishing, Taylor & Francis, Sage Publications, John Wiley & Sons, dentre outras. Materiais das editoras universitárias MIT Press, State University of New York Press, Cambridge University Press, University of California Press, McGill-Queen’s University Press, Harvard University Press, dentre outras, também estão disponíveis.

Também está disponível o acesso gratuito à base de dados Dynamed®, uma ferramenta de apoio à decisão que os médicos usam para obter respostas clínicas. O conteúdo é escrito por uma equipe de médicos e especialistas de excelência mundial que sintetiza as evidências e fornece uma análise objetiva e orientação detalhada para auxiliar o processo de tomada de decisão clínica.

Na base de dados, o usuário vai encontrar conteúdo atualizado 24 horas durante todos os dias do ano, Micromedex® Drug Content, sistema de alerta de tópicos, gráficos e imagens, calculadoras clínicas, acesso ao texto completo, aplicativo móvel, e resumo e recomendações baseadas em evidências.

Para acessar a plataforma de e-books, basta clicar no link: https://bit.ly/ebooks-ufpi

O acesso à base de dados Dynamed® está disponível no link: https://bit.ly/dynamed-ufpi

Para saber mais, acompanhe a página da Biblioteca: https://ufpi.br/biblioteca

Fim do conteúdo da página