Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Enfrentamento à covid-19: PRAEC desenvolve ações para garantir segurança e proteção social aos estudantes
Início do conteúdo da página

Enfrentamento à covid-19: PRAEC desenvolve ações para garantir segurança e proteção social aos estudantes

Imprimir
Última atualização em Segunda, 25 de Mai de 2020, 10h22

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) é a Unidade administrativa responsável pela Política de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tem reunido esforços para garantir segurança e proteção social aos estudantes ante aos possíveis impactos da pandemia. Para isso, a PRAEC desenvolveu algumas ações e atividades.

A atividade administrativa está mantida de forma prioritariamente em home office ou em escala de revezamento. Os atendimentos e orientações realizadas pelos serviços da Coordenadoria de Assistência Comunitária e do Núcleo de Acessibilidade são feitos por meio de e-mail, telefone ou, em casos necessários, realização de sessões de atendimento on-line ou presencial de urgência (no caso do serviço odontológico).

O Serviço Psicológico da CACOM já fez nesse período de isolamento social 37 atendimentos, e a psicóloga do Núcleo de Acessibilidade já fez 04 atendimentos síncronos e 12 assíncronos somados às demais orientações por WhatsApp e e-mail.

A Pró-Reitora da PRAEC, professora Adriana Paiva, destacou a importância dos atendimentos nesse período. “A manutenção dos atendimentos é fundamental para a preservação dos vínculos dos estudantes assistidos pela PRAEC com a equipe da assistência, bem como, para atender às demandas urgentes que possam surgir nesse período de isolamento social. Muitos estudantes precisam de apoio e orientações por questões relacionadas à saúde mental, e a PRAEC está pronta para ajudar. Por outro lado, os atendimentos de forma remota são essenciais para garantir a segurança aos estudantes, evitando que saiam de casa e se exponham ao vírus.”

adriana paiva.jpeg

Pró-Reitora da PRAEC, professora Adriana Paiva

A PRAEC, por meio do Serviço Odontológico e Restaurante Universitário, fez doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para auxiliar nas demandas do Hospital Universitário e da Farmácia Escola. Também tem feito doações para estudantes em situação especial de vulnerabilidade ou segmentos/instituições sociais engajadas no combate à covid-19 de gêneros alimentícios do estoque dos Restaurantes Universitários, alimentos cuja validade seria expirada em breve. Também foram doados gêneros alimentícios para estudantes com deficiência sem bolsa da PRAEC e estudantes estrangeiros de graduação.

Outra ação da Pró-Reitoria foi a concessão de auxílios e bolsas excepcionais e temporários, por ocasião da duração da pandemia covid-19. Foram criados 4 auxílios, beneficiando, até o momento, 1.145 estudantes, são eles: Auxílio Residência Universitária Temporário, Auxílio Calamidade, Auxílio Alimentação Emergencial e Auxílio Alimentação Emergencial Ampliado.

O Auxílio Residência Universitária Temporário foi devido à migração dos estudantes da Residência Universitária (REU) para o auxílio residência (em pecúnia), permitindo aos residentes retornarem a seus núcleos familiares e garantindo a manutenção de necessidades básicas. O Auxílio Calamidade foi lançado para auxiliar na hospedagem temporária e/ou no transporte de discentes estrangeiros ou de outros estados da Federação que recém concluíram curso de graduação/pós-graduação na UFPI, a partir de 01 de Fevereiro de 2020 e que, em decorrência da pandemia da covid-19, com fechamento de fronteiras de determinados estados e países, ficaram impedidos de retornarem às residências de origem, e sem recursos para se manterem no período de isolamento social.

São dois os auxílios destinados para alimentação emergencial: o Auxílio Alimentação Emergencial (AAE) para auxiliar aos discentes atualmente beneficiários da Isenção da Taxa de Alimentação (ITA), que por ocasião do fechamento dos restaurantes universitários da UFPI, e devido às suas condições de vulnerabilidade socioeconômica, estão sem garantia de alimentação básica; e o Auxílio Alimentação Emergencial Ampliado (AAEA) para auxiliar aos discentes comprovadamente em vulnerabilidade social, que ainda não recebem benefícios da PRAEC, e que por ocasião do fechamento dos restaurantes universitários da UFPI estão sem garantia de alimentação básica.

Além disso, foram mantidos todos os benefícios da Assistência Estudantil aos estudantes contemplados por meio de editais.

Atualmente, a PRAEC está fazendo o planejamento de ações voltadas à inclusão digital de alunos de graduação presencial em vulnerabilidade socioeconômica, que devem ser divulgadas brevemente. Já foi lançada uma pesquisa para conhecer melhor a realidade dos estudantes da graduação presencial quanto às possibilidades de acesso ao ensino remoto e à disponibilidade de material para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), os dados estão sendo analisados pela Pró-Reitoria.

“Parte do estudante público alvo da assistência estudantil está sendo apoiado no atendimento às necessidades básicas, e queremos garantir que possam ter acesso às tecnologias para o ensino remoto. Dependemos de um repasse financeiro que é limitado, mas a UFPI, por meio da PRAEC, está empenhada em fazer o melhor para levar a assistência estudantil a grande parte dos estudantes vulneráveis da Instituição.”, informou a pró-reitora Adriana Paiva.

A PRAEC também elaborou Materiais Educativos/Informativos e canais de interação com os estudantes, como o canal de mídia social para interação e compartilhamento de informações sobre saúde mental @sapsiufpi, coordenado por psicólogos do Serviço Psicológico, com a participação de psicólogos da assistência estudantil de todos os Campi e dos Colégios Técnicos da UFPI.

Também foram elaborados os seguintes materiais: “Alimentação em Tempos de Pandemia”, feito pelas nutricionistas do Restaurante Universitário da UFPI; "Prevenção contra o coronavírus para pessoas com deficiência", desenvolvidopela equipe do Núcleo de Acessibilidade da UFPI; "Mães com coronavírus podem amamentar?", organizado pelo Serviço de Amamentação da CACOM; "Como manter-se ativo e não perder o foco durante essa quarentena", concebido pelo Serviço Pedagógico. Para ter acesso aos variados materiais visite o site: www.ufpi.br/praec.

A PRAEC participa de Grupos de Trabalho criados pelo Comitê Gestor de Crise (CGC) e tem prestado informações e esclarecimentos aos estudantes por meio dos canais oficiais da unidade, entrevistas para veículos de comunicação e participação em lives.

A pró-reitora Adriana Paiva deixou uma mensagem para a comunidade acadêmica. “A mensagem que eu gostaria de deixar é de otimismo! A turbulência que vivemos surgiu como um movimento imprevisível e aterrorizante, mas estamos firmes, nos recompondo e desenhando as possibilidades para vencermos essa fase. Temos muito a fazer, e com coragem e otimismo, juntos, acreditamos que sairemos melhores dessa tempestade. Coragem e otimismo, sempre!”, finalizou.

Fim do conteúdo da página