Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CT: laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem garante o acesso da comunidade às experiências tecnológicas
Início do conteúdo da página

CT: laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem garante o acesso da comunidade às experiências tecnológicas

Imprimir
Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2020, 11h59

WhatsApp Image 2020 07 03 at 11.45.1220200703115521

O laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem (Fab Lab THE) é um laboratório acadêmico que faz parte da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizado no Centro de Tecnologia (CT). Nasceu de um projeto de extensão, coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Barbosa Furtini. O laboratório viabiliza o acesso da comunidade às experiências com as tecnologias disponíveis para fabricação digital e prototipagem, sempre atuante na busca à educação “maker” e o empreendedorismo. 

No início de 2017, por meio da administração do Reitor Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes, o laboratório recebeu uma máquina de corte a laser. A equipe do Fab Lab THE em conjunto com a Superintendência de Tecnologia da Informação, Setor de Compras e Licitações, Pró-reitoria de Administração e Pró-reitoria de Planejamento, trabalharam para realizar a aquisição de novos equipamentos. 

Hoje o laboratório está com nova roupagem após a aquisição desses novos equipamentos (Impressoras 3D, máquina de corte a laser e fresadora CNC router). Além disso, conta ainda com o lançamento do  novo site com informações atualizadas de suas ações (eventos e projetos) e canais de comunicação. É o maior Fab Lab da região, além de possuir profissionais capacitados para ajudar no desenvolvimento de projetos.

O Fab Lab THE é interligado à rede Fab Lab internacional, que é uma comunidade aberta e criativa de fabricantes, artistas, cientistas, educadores, estudantes, amadores e profissionais localizados em mais de 100 países e aproximadamente 1.750 Fab Labs em todo o mundo.

Para mais informações de como utilizar o Fab Lab THE, acesse fablabthe.ufpi.edu.br e instagram: @fab.lab.the.

Fim do conteúdo da página