Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 11 de agosto, Dia do Advogado e o Dia do Estudante

11 de agosto, Dia do Advogado e o Dia do Estudante

Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2020, 17h29

117641266_1582930505210146_2434339374979297797_o.jpg

A Universidade Federal do Piauí parabeniza todos os estudantes e advogados por hoje comemorarem seu dia.

O Dia do Estudante, 11 de agosto, vem sendo comemorado no Brasil desde 1927, Ano do Centenário de Criação do Curso de Direito no Brasil, pelo Imperador D. Pedro I. E 119 de Criação dos Primeiros Cursos Superiores do País, a Escola de Cirurgia da Bahia (se ampliaria e evoluiria para uma Academia Médico-Cirúrgica, em 1813; E finalmente chegaria a Faculdade de Medicina da Bahia, em 1832), em 18 de fevereiro de 1808, com a passagem de D. João VI pela Província, quando da vinda da Corte Portuguesa ao Brasil, e a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

As Faculdades de Direito de Olinda-PE e de São Paulo deram origem à Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de São Paulo, em 1930, respectivamente, conforme relatado pelo Escritor, Memorialista, Plínio Macêdo.

Homenagem

O Prof. Dr. Plínio da Silva Macêdo, professor Titular do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Membro da Cadeira nº 3 da Academia Piauiense de Letras-APL, lembra nesta data tão importante o saudoso Evandro Lins e Silva.

Confira o texto na íntegra

Em nome do Renomado Conterrâneo Acadêmico Evandro Lins e Silva, "In memoriam", estudioso do DIREITO e defensor da LIBERDADE, saúdo a todos os Advogados e Estudantes de nosso País, incluindo os de nossas ACADEMIAS, UNIVERSIDADE - UFPI e de LETRAS - APL.
Evandro Lins e Silva, quinto Ocupante da Cadeira 1 da Academia Brasileira de Letras - ABL, foi eleito em 16 de abril de 1998, aos 86 anos, sucedendo Bernardo Élis, tendo tomado posse em 11 de agosto de 1998. Sua perda lamentável ocorreu no Rio de Janeiro, em 17 de dezembro de 2002.
Dentre as várias homenagens recebidas, incluem o Prêmio Medalha Rui Barbosa, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Medalha Teixeira de Freitas, do Instituto dos Advogados Brasileiros, além do Prêmio Hélder Câmara de Direitos Humanos, da OAB-PE, e Equitem Ordinis Piani, do Vaticano, na coroação do Papa Paulo VI, em 1963.
Com os cumprimentos do Plínio Macêdo,
Prof. Titular da UFPI e Membro da APL e da AcBO