Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Extensão Universitária promove Rodas de Terapia Comunitária Integrativa

Extensão Universitária promove Rodas de Terapia Comunitária Integrativa

Última atualização em Sexta, 14 de Agosto de 2020, 13h19

espaço família (1).jpg

Em apoio ao Plano Interinstitucional de Enfrentamento à COVID-19 na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a parceria entre o Espaço Família – Serviços Jurídicos e Terapêuticos e o evento de extensão “Roda de ConversAção”, do Curso de Enfermagem do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), pretende proporcionar um espaço acolhedor, solidário e igualitário de educação emocional e cuidado holístico através de um espaço de partilha de saberes através da realização de encontros on-line de Terapia Comunitária Integrativa (TCI). A ação é supervisionada pela professora do curso, Janaina de Paula, sob supervisão das professoras Dra. Marluce Tavares de Oliveira e Áurea Silva, formadoras do Espaço Família.

O contexto atual da pandemia de COVID-19 oferece desafios para todos, onde o afastamento social, ao alterar suas rotinas de vida, vem afetando a saúde das pessoas. A busca de formas alternativas ao cuidado presencial em saúde mental, levou à necessidade adequação às plataformas digitais.

A professora Janaina de Paula (terapeuta comunitária em formação) comenta que "os encontros on-line com a metodologia da TCI oferecem suporte emocional a pessoas e grupos, através da partilha de inquietações em uma roda de conversa empática, onde estratégias de enfrentamento apresentadas pelos próprios participantes, conseguem superar seus medos e fortalecem suas relações. No CAFS, essa iniciativa é inovadora e deverá acontecer de forma presencial quando retornarem as atividades acadêmicas”.

Os encontros de TCI on-line, com 1h30min de duração, estão previstos semanalmente às terças (18h30) e quintas-feiras (13h30h) até dezembro/2020, através da Plataforma Zoom.

Para participarem, os interessados devem entrar em contato por meio do aplicativo de mensagem WhatsApp. Por esse meio, o contato será mantido com Marluce Tavares (081) 99902-9291, Áurea Silva (081) 99152-3520  ou Janaína de Paula (086) 98134-0763, para receberem link de acesso.