Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CCS divulga aditamento ao edital referente a contratação de professor
Início do conteúdo da página

Professoras dos cursos de graduação e mestrado em Geografia da UFPI publicam e-book intitulado “O ensino de Geografia e a cidade de Teresina”

Imprimir
Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 16h12

As professoras doutoras do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mugiany Oliveira Brito Portela, Bartira Araújo da Silva Viana e Iracilde Maria de Moura Fé Lima organizaram o e-book “O ensino de Geografia e a cidade de Teresina”. Composto por seis capítulos, a obra apresenta diferentes discussões com temáticas que estão presentes no currículo do ensino de Geografia da Educação Básica, mas com um olhar mais voltado para a cidade de Teresina.

17.09.20.png

De acordo com as organizadoras do e-book, o interesse pela elaboração do livro surgiu da preocupação com a qualidade do ensino sobre a cidade de Teresina, haja vista, a pouca produção de textos voltados para essa temática, bem como, por identificarem, de modo geral, o desconhecimento de que o ensino de Geografia seja importante, tanto quanto ao ensino de outras matérias na Educação Básica e, por isso, consequentemente precisarem mudar essa concepção.

As autoras ressaltam que o livro em todos os textos produzidos encaminha a dimensão do conhecimento geográfico e de como este é essencial para a vida cotidiana. Desse modo, elas acreditam que a Geografia está em melhores condições de entender e desenvolver na escola os conteúdos referentes à cidade, pois as interferências da sociedade nesse espaço, que está em constante transformação, são mais suscetíveis à construção de um pensamento que inclua o cotidiano.

A apresentação das propostas para o ensino de Geografia acerca da cidade de Teresina consiste em um passo inicial rumo a conceito mais detalhado das abordagens sobre a cidade e o cotidiano das pessoas que nela vivem, explicam as professoras. Confirmam que a intenção é, antes de tudo, mostrar que existe um caminho alternativo para ensinar a cidade de Teresina, de forma mais crítica e ativa, de acordo com os princípios de Vygotsky (2000), que os quais orientam uma formação escolar voltada para a construção do pensamento. Como cautela, as propostas têm o objetivo de contribuir para a formação dos professores, na expectativa de que eles reflitam e façam as necessárias adequações às suas realidades.

Capítulos

O primeiro apresenta uma discussão sobre a importância do ensino de Geografia para a compreensão da cidade de Teresina; o segundo capítulo, dialoga sobre propostas de linguagens e metodologias para o ensino de Geografia; o terceiro traz um panorama sobre alguns aspectos históricos e ambientais da cidade; o quarto, o quinto e o sexto capítulos tratam de alguns aspectos econômicos da cidade de Teresina (como mineração, indústrias, comércio e serviços) e as transformações no espaço urbano da cidade.

Convidamos você para fazer a leitura do livro e junto conosco pensar nas possibilidades de encaminhamentos didáticos que contribuam para o ensino-aprendizagem de Geografia, no aporte à construção da cidadania. Boa leitura!!

O E-book pode ser acessado no link a seguir: http://gaae.com.br/livros

Fim do conteúdo da página