Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Governo Holandês oferece bolsa integral para cursos de Mestrado e Doutorado
Início do conteúdo da página

Governo Holandês oferece bolsa integral para cursos de Mestrado e Doutorado

Imprimir
Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2012, 13h12

O Governo Holandês está com bolsas integrais para cursos de curta duração, mestrado e doutorado em diversas áreas de estudo. Financiado pelo Governo Holandês, o programa oferece cursos ministrados em inglês para profissionais brasileiros. O objetivo é estimular a capacitação profissional de países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Para isso foi criado o NFP - The Netherlands Fellowship Programmes.

O programa é voltado para profissionais de meio de carreira. O candidato deve estar empregado e escolher um curso que contribua para o desenvolvimento da organização em que ele trabalha.

Um dos sistemas educacionais mais internacionalizados do mundo, a Holanda tem uma política de estímulo à diversidade cultural que privilegia a atração de talentos globais. Com 80% das universidades de pesquisa listadas entre as 200 melhores do mundo pelo *Times Higher Education Ranking*, o país é a prova de que essa fórmula pode dar certo.

Para atrair estudantes estrangeiros de alto desempenho, o Governo holandês aposta no rigoroso controle de qualidade das suas universidades e na oferta de bolsas de estudos a alunos de excelência.

O NFP complementa o salário que o beneficiado deveria continuar a receber enquanto está fora do país de origem. A bolsa também pode cobrir custos de anuidades, vistos, viagens e de pesquisa para a tese.

Os três principais requisitos são:

- Ser apoiado pela sua empresa

- Proficiência no idioma inglês

- Ser aceito pelo curso escolhido na universidade holandesa.

Quem não se enquadra no perfil pode tentar participar dos programas de bolsas institucionais oferecidos pelas universidades holandesas. Ao todo, são mais de 60 opções para estudantes brasileiros. Os critérios de seleção
variam de acordo com a instituição e o curso escolhido, mas inglês fluente é sempre mandatório.

A Nuffic Neso Brazil, fundação subsidiada pelo Ministério da Educação Holandês, orienta e informa gratuitamente estudantes interessados em ingressar no ensino superior do país. Para conhecer os cursos e obter mais
informações sobre o Netherlands Fellowship Programme e outras opções de bolsas, acesse www.nesobrazil.org/nfp2012

 

Fim do conteúdo da página