Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ponto facultativo alusivo à comemoração do Dia do Servidor Público é transferido para a sexta-feira, dia 30/10
Início do conteúdo da página

PRAIDIH realiza ciclo de palestras intitulado “Dialogando sobre direitos, cidadania e políticas públicas em tempos de pandemia e de isolamento social”

Imprimir
Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 14h56

O Programa de Ações Integradas de Promoção de Direitos Humanos, Sociais e Cidadania (PRAIDIH), por meio do “Projeto Covid-19: Dialogando sobre diversidade, Direitos e Cidadania em tempos de pandemia e de isolamento social", está realizando ciclo de palestras  com carga horária de 20 horas, no período de 23/09 a 25/11/2020, às quartas-feiras, entre às 19h e 21h, com a discussão de questões que afetam os diversos segmentos e grupos sociais, sobretudo no atual contexto de pandemia e de isolamento social, considerando os aspectos políticos, econômicos e sociais que perpassam a relação capital e trabalho e as desigualdades engendradas no contexto do sistema capitalista.

cxxcxcx.jpg

Público alvo: estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais que atuam nas diversas políticas públicas.

A transmissão está sendo realizada pelo YouTube por meio do Canal PRAIDIH_UFPI.

Informações

O referido ciclo de palestras é uma ação desenvolvida pelo Projeto Covid-19 “Dialogando sobre diversidade, Direitos e Cidadania em tempos de pandemia e de isolamento social", coordenado pelas professoras Rosilene Marques Sobrinho de França e Teresa Cristina Moura Costa. O mesmo é vinculado ao Programa de Ações Integradas de Promoção de Direitos Humanos, Sociais e Cidadania (PRAIDIH)/Departamento de Serviço Social (DSS), com registro na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), Universidade Federal do Piauí.

A referida ação é executada em articulação com o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sociedade, Direitos e Políticas Públicas (NUSDIPP).

Programação

Palestra 4 – 14/10/2020 – 19h às 21h

Os povos indígenas no Brasil e a pandemia Covid-19

Prof. Dr. Renato Athias – Professor do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPE); coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE/UFPE) e professor do Master Interuniversitário de Antropologia Ibero-americana da Universidade de Salamanca, na Espanha.

Palestra 5 – 21/10/2020 – 19h às 21h

A situação dos povos indígenas no Piauí no contexto da pandemia Covid-19

Profa. Dra. Carmen Lucia Silva Lima – Departamento de Ciências Sociais (DCIES), Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Grupo de Pesquisas sobre Identidades Coletivas, Conhecimentos Tradicionais e Processos de Territorialização da UFPI e  Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Palestra 6 – 28/10/2020 – 19h às 21h

A população em situação de rua e a pandemia Covid-19

Profa. Dra. Maria Lúcia Lopes da Silva - Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (SER/UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS/UnB); pesquisadora do CNPq do Grupo de Estudos Marxistas e líder do Grupo de Pesquisas em Política Social e Trabalho (GEMPP/UnB/CNPq).

Palestra 7 – 04/11/2020 – 19h às 21h

A agroecologia no Brasil e o contexto da pandemia Covid-19: perspectivas, limites e resistências

Profa. Dra. Marlúcia Valéria Silva – Docente aposentada do Departamento de Serviço Social (DSS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PGPP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI); membro do Núcleo de Experimentação em Agroecologia do Colégio Técnico de Teresina (NEACTT/UFPI); membro do Núcleo de Agroecologia da EMBRAPA MEIO NORTE; membro da Comissão Municipal de Agroecologia e produção Orgânica de Teresina e coordenadora adjunta da Feira UFPI.

Palestra 8 – 11/11/2020 – 19h às 21h

Periferias urbanas no Brasil e a pandemia Covid-19: desigualdades e resistências

Prof. Me. Marcondes Brito da Costa – Professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI); mestre em políticas públicas pela Universidade Federal do Piauí (PPGPP/UFPI); doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre Crianças, Jovens e Adolescentes (NUPEC/UFPI); membro do Núcleo de Estudos Sobre Conflituosidade e Violência (COVIO/ UECE).

Palestra 9 – 18/11/2020 – 19h às 21h

Privação de liberdade e a Covid-19

Prof. Me. Vilobaldo Adelídio de Carvalho - Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS/PI); mestre em políticas públicas pela Universidade Federal do Piauí (PPGPP/UFPI).

Palestra 10 – 25/11/2020 – 19h às 21h

A política de saúde mental e as intervenções psicossociais no contexto da pandemia Covid-19

Profa. Dra. Sofia Laurentino Barbosa Pereira - Docente do Departamento de Serviço Social (DSS) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI); coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas e Saúde Mental (PPSAM/UFPI/CNPq).

Fim do conteúdo da página