Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cinco cursos da UFPI têm nota máxima no Enade

Cinco cursos da UFPI têm nota máxima no Enade

Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 22h22

CAPA NOTA 05 ENADE (1) (3).png

Os curso de Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia e Odontologia do Campus Ministro Petrônio Portella da UFPI, em Teresina, além do curso de Medicina da UFDPar, em Parnaíba, alcançaram a nota máxima, 5, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do MEC.

Na avaliação, também se destacaram cursos que obtiveram nota 4, considerada "muito boa”, em uma escala de 1 a 5. Foram as graduações: Agronomia, do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus; Enfermagem, do Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano; Fisioterapia, da UFDPar, em Parnaíba; Enfermagem, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos; e Agronomia, Engenharias Elétrica e de Produção, Medicina e Nutrição.

Um dos indicadores de qualidade da educação superior no País, o Enade avalia o desempenho dos alunos que estão concluindo a graduação, mensurando resultados com base no programas dos cursos, desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional.

Na edição 2019, foram examinados 22 cursos da Instituição de todos os campi, e 95% dessas graduações obtiveram notas de 3 a 5. No total, 1357 alunos concluintes realizaram as provas da última edição do exame. Os resultados mostram que 68% dos cursos da UFPI/UFDPar avaliados no Enade conquistaram conceitos 4 ou 5. Confira as notas de todos os cursos:

WhatsApp Image 2020-10-20 at 15.50.47.jpeg

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéria Dantas Lopes, os resultados no Enade 2019 refletem o esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica para elevar o nome da Instituição. "Esse resultado vem ratificar a evolução da qualidade do ensino nos últimos anos em nossa Universidade, graças a um trabalho conjunto realizado por toda a comunidade acadêmica, pelos gestores, docentes, técnico-administrativo e estudantes, juntos, trabalhando para que a Universidade Federal do Piauí atinja a excelência em todas as suas ações, no ensino, pesquisa, extensão e na prestação de serviço à comunidade. Nossos parabéns e agradecimentos a toda a comunidade acadêmica por esse excelente resultado", avalia.

Entenda o Enade - A cada ano, o Inep e o MEC definem as áreas que serão avaliadas pelo Enade, dessa forma, cada curso superior é convocado a participar de 3 em 3 anos. Em 2019, foram avaliados cursos de bacharelado em engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, além dos cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Enade 2020 - Por causa da pandeia no novo coronavírus, as provas do Enade 2020, que ocorreriam no dia 22 de novembro próximo, foram adiadas pelo INEP para o ano de 2021 com data ainda a ser confirmada.