Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão “Dose de Saúde” leva informações acessíveis sobre saúde para a comunidade

Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 13h08

“Dose de Saúde” é um projeto de extensão desenvolvido por alunos do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que surge com o compromisso de diminuir o compartilhamento de fake news (notícias falsas) relacionadas a área da saúde nas redes sociais combatendo-as com informações de credibilidade e embasamento cientifico. Além de transformar informações cientificas em conteúdo simples e acessível.

WhatsApp Image 2020-11-23 at 12.09.34.jpeg

Logotipo do projeto

O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Carla Solange de Melo Escorcio Dourado e conta com mais 6 estudantes colaboradores de diferentes períodos do curso de Farmácia. O objetivo do projeto inclui desvendar fake News, levar informações verdadeiras e checadas e informações sobre cuidado de saúde.

Todo o material das redes socias do projeto que estão no Instagram e Facebook é produzido alunos colaboradores. A produção inclui vídeos de curta duração (até 3 minutos), spots para veiculação de mensagens de resiliência, posts para esclarecimento de noticias falsas e ainda para a educação dos seguidores acerca dos cuidados que circundam o convívio com a pandemia do novo coronavírus.

pp.jpg

Profa. Dra. Carla Solange de Melo Escorcio Dourado

A Profa. Dra. Carla Solange de Melo Escorcio Dourado, coordenadora do projeto, avalaia o projeto de maneira bastante positiva. Para ela, o projeto conseguiu atingir seus objetivos específicos, além de ter possibilitado aos extensionistas vivências de aprendizagem em tecnologia de informação e comunicação. “Vale ressaltar ainda que o projeto possibilitou para os alunos o desenvolvimento da escrita e da investigação científica com acesso e compreensão de informações relevantes baseadas em evidências. Destacamos que o projeto cumpriu seu papel social durante a pandemia do novo coronavírus, visto que aproximou a comunidade da universidade, produziu e divulgou conhecimentos com embasamento científico”, afirma.