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Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia-UFPI publica artigo em periódico de excelência da USP

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Última atualização em Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 16h59
O professor Jozivan Guedes, docente do DEFI e dos PPGs em Filosofia e Ciência Política da UFPI publicou, em parceria com o professor Emil Albert Sobottka (PUC-RS), um artigo na Revista Educação e Pesquisa da USP, com a qualificação máxima na área, qualis A1.  O artigo foi publicado nas versões inglês e português e versou sobre A democracia comunicativa de Iris Marion Young como complemento à democracia deliberativa de Habermas. O acesso ao artigo também pode ser realizado através do seguinte link.
 
Sobre o artigo:

O objetivo deste artigo consiste em apresentar a relevância da Teoria Crítica para a educação a partir das contribuições de Habermas e Young tendo como ponto de articulação suas propostas de democracia deliberativa e democracia comunicativa. Utilizaremos uma metodologia de natureza conceitual para desenvolver a pesquisa. Quanto à descrição do problema, apresentaremos a crítica de Habermas às insuficiências dos modelos liberal e republicano, bem como sua alternativa a partir do modelo deliberativo. O modelo liberal limita-se à defesa de direitos individuais prescindindo de direitos sociais; o modelo republicano sofre de um idealismo ético ao supor uma conexão natural entre indivíduo e comunidade política.

A deliberação, enquanto uma terceira via, está estruturada a partir de dois vieses: a institucionalização jurídica das regras de participação na esfera pública; e a formação democrática dos indivíduos. Young considera que a proposta de Habermas tem avanços, porém, ainda é falha, porque não contempla a pluralidade de expressões dos sujeitos e incorre em exclusões de grupos sociais historicamente marginalizados como negros, mulheres, pobres. A alternativa de Young é um modelo de democracia comunicativa que contempla os pluralismos, dissensos e múltiplas formas de comunicação e narrativas que evidenciam componentes emocionais, afetivos, biográficos, corporais e existenciais obliterados pela proposta de Habermas. A nossa hipótese conclusiva consiste em afirmar que Habermas e Young, apesar de suas diferenças, oferecem elementos indispensáveis para se repensar processos educacionais amplos em que a cidadania e a formação para a participação inclusiva em sociedade destacam-se perante restrições tecnicistas e individualistas.

 
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