Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de expansão do campus de Parnaíba custará R$ 1 milhão

Projeto de expansão do campus de Parnaíba custará R$ 1 milhão

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, realizou visita ao Campus Universitário de Parnaíba. Acompanhado dos engenheiros da Prefeitura Universitária, Francisco das Chagas e Francisco Alves Rodrigues, do diretor do Campus de Parnaíba, José Duarte Baluz, o reitor Luiz Júnior assinou ordem de serviço para obras de expansão do campus. O prefeito de Parnaíba, José Hamilton Furtado Castelo Branco, presente na ocasião, assinou como testemunha o documento e agradeceu o empenho da atual gestão para o desenvolvimento da educação superior na cidade. "Parnaíba se desenvolveu muito a partir dos investimentos realizados para a implantação dos sete cursos de graduação. Podemos dizer que a cidade é outra", afirmou o prefeito.

Prefeito de Parnaíba, José Hamilton F. Castelo Branco e o reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior na assinatura da ordem de serviço das obras de expansão do campus

A ordem de serviço inclui a construção de muro de 2.100 metros, de poço tubular de 150 m de profundidade, de subestação de energia elétrica de 75 kVA e de uma rede aérea em alta tensão de 1,5 km. O valor investido nessas obras totaliza R$ 559.953,22. Além disso, a ordem de serviço inclui a reforma na residência estudantil no valor de R$ 155.415,15. Os investimentos são oriundos de recursos do orçamento da UFPI de 2011.

Está em curso também uma licitação, no valor de R$ 316.542,23, para a recuperação de prédios num terreno doado pela prefeitura de Parnaíba, no qual existem edifícios antes ocupados pela CODEVASF. Além da reforma, será construído um muro e realizada a urbanização de uma área de 25 hectares onde funciona a unidade de Piscicultura do curso de Engenharia de Pesca. Na atual gestão foi concluído um laboratório de piscicultura para o curso. Além da doação da prefeitura, foram doados à universidade, 25 hectares pelo empresário de Parnaíba Chagas Fonteneles.

Atualmente, o campus possui 57 hectares; no início da atual gestão era apenas sete hectares, o que demonstra que o projeto de expansão da UFPI no interior é uma realidade. "Todos os investimentos realizados preparam o campus para uma ampliação num futuro próximo", afirmou o reitor. O valor total das obras de expansão totaliza cerca de R$ 1.031.910,60 reais.

Após a assinatura da ordem de serviço, o reitor Luiz Júnior conheceu a área nova da biblioteca do campus que foi ampliada para receber o acervo de livros de Chagas Rodrigues, doados por sua família.

Visita as instalações ampliadas da biblioteca do Campus de Parnaíba

O reitor conferiu ainda apresentação de projetos de pesquisa realizados por estudantes e professores. A pesquisa científica desponta no campus em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado através do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo - EITUR.

Bolsista de Iniciação Científica do curso de Biomedicina apresenta seu projeto de pesquisa ao reitor

Reitor visita Laboratório de Pesquisa e Pós-Graduação em Biotecnologia

O Campus

A criação do campus Universitário de Parnaíba remonta a década de 70, quando a Faculdade de Administração do Piauí foi incorporada à UFPI. Em 1978, novos cursos foram implantados como Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Licenciatura Plena em Pedagogia-Magistério. A partir de 2006, com o projeto de expansão da UFPI, foram criados mais setes cursos: Biomedicina, Turismo, Fisioterapia, Engenharia de Pesca, Psicologia, Biologia e Matemática, totalizando 11 cursos de graduação de qualidade.