Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colóquio Internacional promovido pela Universidade do Chile para discutir relações pacíficas com a natureza tem participação de docente da UFPI

Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 15h17

Nos dias 29 e 30 de abril ocorre o Colóquio Internacional de Filosofia Ambiental promovido pela Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade do Chile, e tem como intuito discutir relações pacíficas com a natureza. O evento reúne uma multiplicidade de pesquisadores e pesquisadoras do Chile, Brasil, México e Espanha, na busca de oferecer um panorama da Filosofia Ambiental e perspectivas para uma relação mais profícua e pacífica com a natureza.

“Tanto a conversão de elementos naturais em meros recursos econômicos ou energéticos como transformação do restante das espécies em objetos de consumo e exploração, são partes da mesma racionalidade que com violência deriva-se de um modo utilitário de relação com a natureza. Este encontro, marcado por uma época de múltiplas crises, se propõe resgatar aspectos filosóficos e diversas perspectivas interculturais que sirvam de modelos inspiradores e precursores do que poderia chegar a ser aplicado em uma busca de uma relação pacífica com a natureza, tomando a biosfera e o restante dos seres vivos como partícipes morais em uma relação de intrínseca responsabilidade”, aponta a professora Dra. Sandra Baquedano Jer, organizadora do evento.

Participa deste evento o docente da UFPI, prof. Dr. Maurício Fernandes, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL/UFPI) e lotado no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciência da Natureza (LEDOC/CSHNB), que contribuirá apresentando alguns resultados de um projeto de pesquisa cadastrado na PROPESQi que promove uma reflexão sobre elementos presentes no contexto da Educação do Campo e no modo de vida das comunidades campesinas, principalmente no centro sul do Piauí, como abertura para novas interpretações, compreensões e ações no contexto relacional com o meio ambiente; e que oferecem também solo para uma reflexão no campo da Filosofia da Tecnologia, compreendendo tal fenômeno como ponto expressivo tanto dos modos de vida de tais comunidades quanto da gramática dos conflitos sociais no campo.

MAURICIO_FERNANDES.png

“Sem dúvida é um evento importante que nos convoca a pensar grandes questões, compreendendo a questão ambiental, e nossa relação com a natureza, como um problema urgente a ser pensado por nossa época. Ao mesmo tempo, nos convoca a pensar a realidade vivenciada por comunidades próximas e que ricamente podem contribuir com a universidade na busca de perspectivas para uma relação pacífica com a natureza”, aponta o prof. Dr. Maurício Fernandes.

Sintam-se todos e todas convidados(as)  a participar, e também a assistirem os vídeos das mesas do colóquio que serão disponibilizados pela Universidade do Chile no endereço eletrônico: https://filosofia.uchile.cl/noticias/175111/coloquio-internacional-de-filosofia-ambiental