Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Psicólogo do CTF, Leandro Lopes, é um dos vencedores de concurso nacional de poesia
Início do conteúdo da página

Psicólogo do CTF, Leandro Lopes, é um dos vencedores de concurso nacional de poesia

Imprimir
Última atualização em Terça, 04 de Mai de 2021, 11h02

Ele se define como aprendiz de poeta, mas já tem resultado de veterano. Na sua primeira participação em concurso de poesia, o psicólogo do Colégio Técnico de Floriano, Leandro Lopes, teve um poema selecionado para compor a Antologia Poética, Poesia Livre 2021, organizado pela Editora Vivara. Essa é uma edição comemorativa de 11 anos da Série Novos Poetas realizada pela editora e recebeu mais de 2 mil e 800 inscrições.   

leandro.jpeg

O psicólogo Leandro Lopes terá poesia publicada em obra que reúne poetas de todo o país 

A poesia selecionada tem o título “Canto do Olho”. Segundo Leandro, a poesia ilustra uma forma de expressão dos sentimentos pelo próprio corpo. “Principalmente quando a pessoa não encontra palavras ou não quer entrar com tal afeto. Por meio da ambiguidade da palavra “canto”, ora remete a um espaço e ora a uma canção, trabalha a metáfora de uma poesia muda declamada pelo corpo”, explica.  

Leandro, doutor em políticas públicas, já tem artigos científicos publicados em revistas e livros especializados e essa será sua primeira participação em obra literária. A decisão de participar foi motivada pelo desejo de ver sua obra apreciada de forma mais objetiva, analisada por uma comissão julgadora, para além da avaliação dos familiares e amigos. “Muito embora eles (familiares e amigos) deram os incentivos fundamentais para esse fazer poético”, frisa.

O fazer poético surgiu na adolescência e estava adormecido, com as reflexões e introspecções advindas do contexto da pandemia, ele redescobriu essa potencialidade que contribui, também, para o trabalho como psicólogo do CTF. “A arte de uma maneira em geral e a poesia em particular possibilita um refinamento da sensibilidade e uma aproximação sobre a alma humana, essencial para o meu trabalho, pois acredito que a atuação do psicólogo vai para além do manejo de técnicas. O próprio Freud já reconhecia, aliás, que suas descobertas já haviam sido antecedidas de alguma forma pelos literatos” finaliza.

Fim do conteúdo da página