Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Educação Física, Farmácia, Medicina e Veterinária começam a retomar disciplinas práticas

Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 11h13

Alunos dos cursos de Educação Física, Farmácia, Medicina e Medicina Veterinária, do Campus de Teresina, começam a retomar a partir desta segunda (21/06) aulas práticas de parte das disciplinas do semestre 2020.2, que voltam a ocorrer em laboratórios, espaços esportivos do Campus, além do HU-UFPI e em outras unidades de saúde.

A liberação das aulas práticas foi anunciada pelo vice-reitor da UFPI e presidente do Comitê Gestor de Crise, Viriato Campelo, após a aprovação no Comitê dos protocolos de biossegurança apresentados pelas coordenações dos cursos e direções dos centros.

WhatsApp_Image_2021-06-18_at_17.03.06_copy.jpeg

Vice-reitor da UFPI e presidente do CGC, Viriato Campelo

"Como essas disciplinas foram todas ofertadas para ocorrerem neste semestre 2020.2, a Universidade honra sua obrigação de dar as condições necessárias ao cumprimento das atividades. Nenhuma disciplina ofertada deixará de ser ministrada", destaca o vice-reitor. Campelo enfatiza que o retorno gradual está sendo possível devido à vacinação contra a covid-19 para trabalhadores em Educação e para alunos da área da Saúde em atividades teórico-práticas, conforme calendários anunciados pelo município.

Para a volta às atividades com segurança, as turmas estão sendo divididas em pequenos grupos para evitar a aglomerações. Há também a necessidade de cumprir todos os protocolos sanitários, com atenção especial à higienização das mãos e limpeza de ambientes. Será necessário ainda realizar monitoramento das condições de saúde de estudantes, docentes, servidores técnicos e colaboradores terceirizados envolvidos na volta às aulas.

A entrega de EPIs é feita pelas coordenações dos cursos, após receberem itens como máscara cirúrgica, avental, luva e touca da Pró-Reitoria de Administração (PRAD). Desde o final de 2020, a PRAD em parceria com a Prefeitura Universitária, trabalham na instalação de pias, tótens com álcool em gel e tapetes sanitizantes em áreas de livre circulação no Campus de Teresina.

Disciplinas práticas liberadas - Neste semestre, estão sendo liberadas as práticas da Disciplina Citologia Clínica, para 19 estudantes do 9º período do Curso de Farmácia. Na Educação Física, as disciplinas serão Natação I, Lutas em Educação Física, Basquetebol I e Atletismo I e Primeiros Socorros, para um total de 64 alunos, que frequentarão as práticas em grupos de no máximo 8 estudantes. Já na Medicina Veterinária, a disciplina a retornar atividades de natureza presencial é Clínica Cirúrgica, também ofertada na modalidade híbrida e que necessitava finalizar as atividades presenciais como pré-requisito para avançar aos períodos seguintes.

Medicina - O curso com mais disciplinas a retornar às práticas é Medicina, com reinício de atividades presenciais para doze disciplinas, prioritariamente, as de referência ao ciclo clínico, para alunos do 3º ao 8º período. O retorno gradual das atividades práticas ocorre no HU/UFPI e em Unidades de Saúde,  respeitando os protocolos sanitários e de biossegurança desses locais. Os alunos do Internato (estágio curricular obrigatório), do 9° ao 12° ciclo, já haviam retomado atividades práticas desde setembro de 2020.

Para os próximo semestre, com o avanço da vacinação, a expectativa é de que mais cursos ampliem a oferta de disciplinas na modalidade híbrida, aumentando a disponibilidade de atividades presenciais aos alunos. Há também a expectativa para o retorno das disciplinas clínicas ligadas a cursos de saúde da Universidade, especialmente Odontologia e Medicina. Na Odonto, as aulas práticas em três laborários voltaram a ocorrer no final de mês de maio.