Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Doutorando do PPG em Ciências da Computação recebe Menção Honrosa de Prêmio Artur Ziviani de Teses e Dissertações durante SBCAS 2021

Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2021, 15h00

O aluno do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCC), Luís Henrique Silva Vogado, recebeu Menção Honrosa de Prêmio Artur Ziviani de Teses e Dissertações durante o Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS 2021), um dos principais fóruns de divulgação científica e de encontro de pesquisadores das áreas de computação e saúde, principal evento nacional organizado pela Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), realizado de 15 a 18 de junho, de forma virtual.

Premio dissertação computação

Com o título “LeukNet – Um Modelo de Rede Neural Convolucional para o Diagnóstico de Leucemia”, a dissertação foi desenvolvida por Luís Henrique no Mestrado em Ciências da Computação da UFPI e está entre as 10 dissertações premiadas selecionadas de diversas instituições nacionais. O Prêmio Artur Ziviani de Teste e Dissertações tem como objetivo divulgar a pesquisa na pós-graduação em temas relacionados à aplicação da Computação na área da Saúde, premiando as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico ou profissional), defendidas e aprovadas no Brasil recentemente.

Orientado pelo Prof. Rodrigo Melo de Souza Veras e coorientado pelo Prof. Kelson Rômulo Teixeira Aires, Luís Henrique explica que por ser uma premiação de âmbito nacional, ela é muito importante para mestres e doutores que finalizaram suas dissertações e teses recentemente. “O SBCAS é um evento nacional que alunos do nosso programa e mais especificamente do laboratório de pesquisa ao qual pertenço, o LIMCI, desenvolvem seus trabalhos e submetem. Acredito que seja o maior evento na área de computação aplicada a saúde e atualmente é um tema bem alinhado com o desenvolvimento de sistemas para o diagnóstico de patologias como o COVID-19, por exemplo”, afirma.

Mestrando luis henrique

Doutorando Luís Henrique Silva Vogado

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Prof. Rodrigo de Melo Souza Veras, explica que o PPGCC/UFPI foi representado por dois trabalhos nessa final. Além da dissertação de Luís Henrique, a dissertação “Geoestatísticas e Deep Features para Diferenciar Glomeruloesclerose Segmentar e Focal de Doença de Lesões Mínimas em Imagens de Biópsia Renal”, do egresso Justino Duarte Santos, também foi finalista.

“Foram selecionadas para publicação e apresentação teses e dissertações com relevante impacto para a sociedade e para as empresas, além de contribuição significativa e destacada para a área científica.  Durante o evento, cada finalista realizou uma apresentação e a comissão selecionou os premiados. O concurso selecionou seis trabalhos: a melhor tese, e duas menções honrosas (tese), a melhor dissertação, e duas menções honrosas (dissertações). A importância de receber esse prêmio é grande no sentido de termos a certeza de que o trabalho realizado em nosso programa de pós-graduação tem relevância nacional. Fomos bem avaliados pelo comitê que contou com cientistas de diferentes instituições do Brasil”, destaca o coordenador.

Os resultados da dissertação de Luís Henrique também foram publicados recentemente no artigo “Diagnosis of Leukaemia in Blood Slides Based on a Fine-Tuned and Highly Generalisable Deep Learning Model”, publicado no periódico Sensors (Quais A1, fator de impacto 3.275).

Para ele, a premiação é considerada como o último passo após todo o estudo e trabalho dedicados à dissertação. “Acredito que essa premiação encerra com chave de ouro o meu mestrado. Me traz um sentimento de completude e me anima para obter os mesmos êxitos no doutorado. Agradeço muito a colaboração do meu orientador Rodrigo Veras e do meu coorientador Kelson Aires, que sempre me auxiliaram em todos os desafios encontrados durante o desenvolvimento da LeukNet. Além disso, devo ressaltar que a dissertação teve duas publicações, sendo a primeira no SBCAS 2019 como uma versão inicial da dissertação e finalmente na revista SENSORS que possui qualis A1”, finaliza.

Não é a primeira vez que o PPGCC recebe premiações pela qualidade das suas dissertações. Confira:

- Prêmio no concurso de Dissertação da Sociedade Brasileira de Computação (2º lugar - 2017);

Aluno: Alexandre Fontenele. Orientador: André Soares

- Prêmio no concurso de Dissertação do Centro Latino Americano de Estudos de Informática (2º lugar - 2017);

Aluno: Roney de Lira Sales Santos. Orientador: Raimundo Santos Moura

- Prêmio no concurso de Dissertação da Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (2º lugar - 2019);

Aluna: Maila Lima Claro. Orientador: Rodrigo Veras; Coorientador: André Macedo

Acompanhe todas as notícias sobre o PPGCC no site do Programa www.ppgcc.ufpi.br e pelo perfil no Instagram @ppgcc_ufpi.