Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertas nesta segunda (19) inscrições ao ENADE 2021, exame será aplicado em 14 de novembro

Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2021, 17h23

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeitra divulgou a Portaria do Ministério da Educação - MEC que estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. O Exame será aplicado em todo o Brasil de forma presencial no dia 14 de novembro, aos concluintes de cursos de graduação e cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

De 15 de julho ao dia 18 de julho de 2021 às 23h59, os procuradores educacionais institucionais e coordenadores de curso passam a ter acesso ao Sistema Enade para fazerem a autenticação. Em seguida há o enquadramento automático dos cursos classificados na Cine Brasil 2018, feito pelo Inep.

Os Coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes (ingressantes e concluintes) a partir de 19 de julho, no Sistema Enade. O prazo se encerra em 29 de agosto. As principais datas, diretrizes e os procedimentos do Enade foram anunciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por meio do Edital n.º 36/2021, publicado nesta terça-feira, 13 de julho, no Diário Oficial da União.

A participação no exame envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova. O Enade 2021 avaliará cursos de 30 áreas de graduação, por meio do desempenho dos estudantes. No grau acadêmico bacharelado, serão avaliados os cursos de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Química e Sistemas de Informação.

Em relação à licenciatura, serão avaliados os cursos de Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química. Também farão parte da avaliação os seguintes cursos superiores de tecnologia: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Redes de Computador.

A Coordenadora de Avaliação Estatística da UFPI, professora Edna Magalhães, destaca que a Universidade possui atualmente nota 4, em uma escala crescente de valores de 1 a 5, e que o Exame é um importante indicativo da qualidade da Instituição. “Nós tivemos o I Primeiro Seminário do Enade, realizado nos dias 9 e 10 de junho, com o objetivo de falar sobre a importância do Exame e também sobre o processo de operacionalização. Nós nos colocamos à disposição das coordenações de cursos para esclarecimentos e enfatizamos que é necessário que os coordenadores fiquem atentos à agenda e prazos que precisam cumprir, além da realização de treinamentos com os alunos abordando os conteúdos gerais e específicos de cada curso. Estamos vivendo um momento muito peculiar por conta da pandemia, e por isso precisamos ter uma atenção muito mais redobrada de como iremos chegar a esses alunos, utilizando meios para contato remoto. É importante que os alunos acompanhem e que façam uma boa prova, pois a nossa avaliação institucional depende desse desempenho. Nós conquistamos a nota 4, e sabemos que esse processo avaliativo é um componente muito importante no índice geral de avaliação das instituições de ensino superior”, afirmou.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Confira o edital do Enade 2021.

Acesse o Sistema Enade.

Mais informações sobre o Enade.