Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UNA-SUS/UFPI realiza aula inaugural do curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade

Última atualização em Sexta, 23 de Julho de 2021, 18h06

WhatsApp_Image_2021-07-23_at_18.05.39.jpeg

Na manhã desta sexta-feira (23), a partir das 9h, aconteceu a aula inaugural do curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade, ofertado pela Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNA-SUS/UFPI). O curso foi exibido pelo canal NUEPES não a Mortalidade Materna no Youtube.

Com muita dedicação ao conhecimento científico a UNA-SUS/UFPI iniciou mais uma especialização voltada a Atenção Primária a Saúde (APS). A abertura foi coordenada pela anfitriã e professora Lis Marinho Cardoso Medeiros que deu as boas-vindas aos 136 alunos da especialização e a todos que compareceram ao evento.

A mesa de honra foi formada por profissionais voltados a área da saúde que demonstraram engajamento em suas causas voltadas a saúde da família e comunidade. Sendo composta por Viriato Campelo – Vice-Reitor da UFPI; Maria Idvani Braga -  Coordenadora Estadual do Programa Mais Médicos no Piauí; Cassandra Costa-Técnica Estadual do Ministério da Saúde do Programa Mais Médico/PI;  Auridene Tapety – Presidente do COSEMS-PI; o convidado especial professor Nathan Mendes Souza – UFMG e Ione Maria Ribeiro Soares Lopes - Coordenadora Acadêmica do Curso.

Essa especialização propõe-se voltar a qualificação do profissional em saúde, atravessar as barreiras dos municípios do Piauí e chegar a outros estados brasileiros. Para que mais profissionais que atuam na Estratégia em Saúde da Família (ESF) desenvolvam suas atividades de acordo com a realidade do local trabalhado.

O professor e Vice- Reitor da UFPI, Viriato Campelo, abriu a sessão solene ressaltando o papel da universidade nessa atividade, saudou os participantes e parceiros. Que trabalham no aperfeiçoamento da saúde da família principalmente na atenção básica. “A Universidade Federal do Piauí está sempre aberta a todas essas causas”. Afirma o Vice-Reitor.

Logo em seguida a Coordenadora do COSEMS-PI, Auridene, falou da importância desse projeto que traz benefícios para população em geral, com prioridade na atenção básica em saúde. “Esse processo de qualificação é necessário, precisamos de fato estar nos qualificando sempre, em especial ao programa Mais Médicos. E mesmo em formato EAD é extremamente admirável, pois precisamos de uma ferramenta que evite a desistência no profissional em saúde de se qualificar”, frisa.

Depois da fala dos parceiros e fechamento da abertura pelo Vice- Reitor da universidade o professor Nathan iniciou sua aula dividindo-a em três momentos: Uma visão sobre a Atenção Primária em Saúde, ao programa Mais Médicos e o que eles fazem tendo como base a função social enquanto médicos.

A APS é o primeiro nível de atenção à saúde, a equipe que atua na comunidade sabe o que realmente se passa nessas localidades e as necessidades mais urgentes daquele local. Inclusive, prestam serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade social, na realidade e no contexto onde esses indivíduos vivem. A questão é diminuir as doenças sejam elas infecciosas o não, trazendo qualidade de vida para todos, distribuindo os recursos para a população manter o cuidado e até mesmo aprender sobre prevenção e outras funcionalidades da educação e promoção em saúde.

Após a aula do professor Nathan, a professora Ione apresentou as tutoras que farão parte do curso de especialização. A aula inaugural foi encerrada às 12h. E em seguida os alunos inscritos se dirigiram a uma plataforma virtual através de link, cada sala composta uma das tutoras. A palestra está disponível no canal do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e contempla as políticas de saúde do SUS.