Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento on-line discute saúde mental dos estudantes de Pós-Graduação da UFPI
Início do conteúdo da página

Evento on-line discute saúde mental dos estudantes de Pós-Graduação da UFPI

Imprimir
Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 09h33

SEMINARIO_SAUDE_MENTAL_AGOSTO_3.png

Alunos e alunas de doutorado possuem seis vezes mais riscos de sofrerem de ansiedade e depressão quando comparados à população em geral. Esse foi o resultado de diversas pesquisas que têm sido publicadas recentemente acerca do adoecimento psíquico de estudantes de pós-graduação nas universidades brasileiras e em outros países. Por tudo isso, e com o objetivo de discutir para sanar os efeitos negativos da realidade de muitos alunos de mestrado e doutorado, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) realizará no dia 27 de agosto, das 8h às 12h, o seminário on-line com o tema "Saúde mental e psicanálise: mal-estar e sofrimento psíquico de estudantes de Pós-Graduação".

A programação acontecerá uma vez por mês, com transmissão pela plataforma Zoom e pelo canal UFPI TV no Youtube. O seminário ainda contará com a participação de psicanalistas atuantes no Brasil para apresentar as contribuições da psicanálise ao tema, debatendo uma problemática tão cara e urgente.

O coordenador geral do evento, Prof. Francisco Nascimento, explica que a ideia de promover o seminário surgiu após serem observadas as dificuldades enfrentadas pelos próprios estudantes de pós-graduação da UFPI. “Foi uma iniciativa da Pró-reitoria em razão das queixas relatadas pelos pós-graduandos, professores orientadores e coordenadores de Pós-Graduação. Essas queixas foram comprovadas por meio de pesquisas realizadas junto aos mestrandos e doutorandos da Universidade”, relata.

De acordo com a Profa. Regilda Moreira-Araújo, coordenadora do evento, muitos estudantes de mestrado e doutorado alegaram, no último ano, questões como depressão e ansiedade. Ela afirma que “também foi verificado, junto ao atendimento psicológico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), que aumentou bastante a demanda por acompanhamento psicológico desde o último ano, o que era esperado devido à pandemia da covid-19, que provocou muita instabilidade emocional em todos”.

Em seu conhecido trabalho “Mal-estar na Civilização”, o psicanalista Sigmund Freud destaca que a cultura produz mal-estar na humanidade, pelas exigências produzidas por formas particulares de satisfação. Para Freud, há três fontes do mal-estar na cultura:  1) a decrepitude do corpo; 2) a impotência frente às forças da natureza; 3) o mal-estar inerente às relações com o outro. "Talvez possamos incluir, nas fontes acima citadas, a universidade com suas exigências, a relação com o orientador e os colegas e os prazos exigidos pelas agências de fomento.", destaca o Prof. Francisco Nascimento.

Quanto ao contexto acadêmico e social em que esses alunos estão inseridos, há ainda outro estudo que aponta que grande parte relata sentir-se infeliz ou deprimida, sob pressão constante, com gradativa perda de autoconfiança e insônia devido às preocupações. Na articulação entre os diversos elementos presentes na origem do sofrimento psíquico e com as contribuições advindas da psicanálise, a programação do evento preocupa-se em discutir os fatores de risco, os fatores associados e as formas de enfrentamento ao adoecimento de estudantes dos cursos de pós-graduação das universidades brasileiras.  Ademais, serão discutidas as novas formas de mal-estar, sofrimento e sintomas que se manifestam na vida de mestrandos e doutorandos da UFPI.

Uma das propostas do evento é utilizar a arte como instrumento de cura, destacando os efeitos positivos que ela traz para os estudantes da pós-graduação. “O seminário contará com atividades lúdicas remotas, como música, textos poéticos, intervenções culturais. Iremos valorizar a ideia da arte como cura”, ressalta o Prof. Francisco Nascimento.

Conheça os convidados do evento:

  • Maria Viana de Castro Sternick – Psicanalista, psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e Saúde Mental e professora aposentada da Universidade FUMEC.
  • Clarice Gatto – Psicanalista, psicóloga, especialista e mestre em Saúde Pública (FIOCRUZ), doutora em Psicologia Clínica (PUC-Rio) e membro do Fórum do Campo Lacaniano – Rede Diagonal RJ.
  • Paula Dias Moreira Penna – Psicanalista, psicóloga, bacharel em Direito, mestre e doutoranda em Psicologia (UFMG) e analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte.
  • Milena Maria de Sousa Albuquerque - Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará, especialista em saúde mental pela Universidade de Quixeramobim e mestranda em filosofia pela Universidade Federal do Piauí.

Link da Transmissão do evento

Fim do conteúdo da página