Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Doutoranda da UFPI tem trabalho premiado em evento internacional de Biotecnologia em Saúde Humana e Animal

Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 11h11

A doutoranda em Zootecnia Tropical da UFPI, Leticia Soares de Araújo Teixeira, conquistou o prêmio de 3º Lugar na Modalidade de Apresentação Virtual no II Encontro Internacional de Biotecnologia em Saúde Humana e Animal. A cerimônia de premiação ocorreu no sábado, 11 de setembro, em Fortaleza/CE. O Encontro foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal da Universidade Estadual do Ceará.

certificado leticia

O trabalho intitulado “Avaliação da viabilidade de oócitos ovinos imaturos vitrificados com o kit cryotech®”, teve como coautores Marlene Sipaúba de Oliveira, Kenney de Paiva Porfírio, Wallisson Bruno de Moraes Pacheco, Clarissa de Castro e Braga, Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro, Janaína de Fátima Saraiva Cardoso e Ney Rômulo de Oliveira Paula.

IMG 20210916 WA0008

Professor Ney Rômulo, Letícia Teixeira e mais duas coautoras do trabalho premiado

O professor Ney Rômulo de Oliveira Paula, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Rede de Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, que envolve os estados do Ceará, Piauí e Alagoas, explica que nesse Encontro foram submetidos alguns resumos de trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Sanidade e Reprodução Animal da UFPI, realizados em parcerias com instituições nacionais e internacionais.

trofeu jangadeiro

“Tivemos a honra de sermos agraciados com o terceiro lugar, essa medalha de bronze internacional, com esse trabalho envolvendo a criobiologia na manutenção de oócitos, utilizando esse kit comercial já existente, que atualmente os médicos utilizam na medicina reprodutiva de mulheres. Nós o utilizamos pela primeira vez na criopreservação e manutenção de oócitos caprinos, e que nos deram bons resultados, com perspectivas muito boas para formação de bancos de germoplasmas e na manutenção de oócitos, principalmente oócitos imaturos. Isso tudo tem uma relevância muito grande não apenas na parte de inovação tecnológica, mas também na formação de recursos humanos. A Letícia é nossa orientanda desde a Iniciação Científica e é uma profissional muito capacitada que nós estamos formando”, destaca.

20151128 175113

Letícia Soares de Araújo Teixeira é atuamente aluna do Doutorado em em Zootecnia Tropical

Letícia Teixeira é médica veterinária formada pela UFPI, com Mestrado em Ciência Animal, concluindo a Residência em Reprodução Animal, R1 e R2, no Hospital Veterinário Universitário e atualmente é aluna do Doutorado em Zootecnia Tropical do Centro de Ciências Agrárias da UFPI.