Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > XXIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação vai debater estratégias para ampliar transferência de tecnologia

Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 11h03

SDTI.png

Um dos destaques da programação da edição 2021 dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) é o XXIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI), que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro. O SIUFPI2021, maior evento acadêmico da Instituição, será realizado de 29 de novembro a 3 de dezembro, com transmissão pelo Canal da UFPI TV no Youtube e participação por plataformas de videoconferência.

Visando o desenvolvimento de pesquisas que contribuam com a sociedade, o XXIII SDTI traz como proposta a discussão de desafios e oportunidades para superar barreiras e alavancar pesquisas. A Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Profª. Keylla Urtiga, destaca também como aspecto importante para esse desenvolvimento a implantação do Parque Tecnológico da UFPI, um dos grandes projetos do Reitor Gildásio Guedes para a Universidade.

Abertura – As atividades do XXIII SDTI iniciam na segunda, 29 de novembro, a partir das 8h30, na solenidade geral de Abertura do SIUFPI 2021, com transmissão pelo Canal da UFPI no YouTube. À tarde, ocorre a palestra “Transferência de Tecnologia: Regulação, Desafios e Oportunidades”, ministrada pela Profª. Mônica Felts. “Vamos trabalhar muito esse tema, então trouxemos também uma palestrante externa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que vai trazer essas questões das transferências tecnológicas, quais os desafios, como o professor retira a sua pesquisa da bancada e leva para o mercado, como ajudar esse professor a identificar o potencial para transferir, a utilidade e a aplicabilidade prática clara.”, concluiu a coordenadora Keylla Urtiga.

Minicursos – No dia 30, entre os minicursos ofertados pela PROPESQI, destaca-se a atividade relacionada às pesquisas tecnológicas, com o tema “Recursos didáticos e tecnológicos no ensino e na aprendizagem: conceitos e práticas”.

Informações sobre certificados, inscrição nos minicursos e a programação completa do XXIII SDTI estão no site do SIUFPI 2021.

SIUFPI 2021 - Ao longo de uma semana, serão realizados dez eventos simultâneos, para promover discussões em todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. Nesta terceira edição do evento, o tema é "Da interrupção à recuperação: reconstruindo ideias e práticas na Universidade”. A programação será prioritariamente on-line, com expectativa de congregar 10 mil participantes de todos os campi da Universidade.

As inscrições de participante/ouvinte no SIUFPI2021 estão abertas até 28 de novembro no site do evento.