Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II SEG abordará ensino de graduação no contexto da pandemia de covid-19

II SEG abordará ensino de graduação no contexto da pandemia de covid-19

Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 17h24

SEG.png

O Seminário de Ensino de Graduação (SEG) fará em 2021 sua segunda participação nos Seminários Integrados da UFPI (SIUFPI), maior evento acadêmico da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As atividades do II SEG ocorrem nos dias 1º e 2 de dezembro, com transmissões on-line e participações pelo google meet.

O II SEG irá exibir palestras, cursos, mesa-redonda e apresentação de trabalhos, para discutir temas ligados às adaptações no ensino de graduação no contexto da pandemia de covid-19. Além disso, serão abordadas novas perspectivas associadas aos planos de trabalhos, planos de monitoria, projeto de ensino relacionado à melhoria do plano de graduação, principais dificuldades no estágio supervisionado e possibilidades para superação de problemáticas.

Para a professora Rosa Lina Gomes, coordenadora geral do II SEG, a expectativa do evento este ano é provocar reflexão junto à comunidade sobre as ações que a Pró-Reitoria de Graduação (PREG) vêm realizando no período remoto e as possibilidades para volta gradual das atividades presenciais.

Também participarão do II Seminário de Ensino de Graduação, o IV Encontro de Monitoria do Curso de Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano; o VI Encontro de Iniciação à Docência (ENID), e o III Seminário de Residência Pedagógica (SERP).

AberturaA solenidade de abertura do II Seminário de Ensino de Graduação acontece às 8h do dia 2/12 (quinta-feira), e contará com a participação do professor Diogo Casanova da Universidade Aberta de Portugal e professora Teresa Pessoa, da Universidade de Coimbra, que irão abordar a temática “O preparo do ensino de graduação para o retorno das atividades presenciais, abordagens e conceitos externos ao Brasil”. A palestra on-line será mediada pela professora Georgina Quaresma Lustosa, docente do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI).

SIUFPI 2021Ao longo de uma semana, de 28 de novembro a 3 de dezembro, serão realizados dez eventos simultâneos, para promover discussões em todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. Nesta terceira edição do evento, o tema é "Da interrupção à recuperação: reconstruindo ideias e práticas na Universidade”. A programação será prioritariamente on-line, com expectativa de congregar 10 mil participantes de todos os campi da Universidade.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do SIUFPI 2021, no período de 8 a 29 de novembro. Nesse link, também podem ser encontrados os editais para submissão de trabalhos, além de detalhes da programação em breve.