Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus da UFPI que transformou Bom Jesus na “cidade dos doutores” completa 15 anos

Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 17h26

WhatsApp_Image_2021-05-24_at_09.03.19_1.jpeg

No dia 14 de novembro, o Campus da Universidade Federal do Piauí em Bom Jesus, Professora Cinobelina Elvas, comemora 15 anos de fundação com números e ações que merecem celebração. Na última década, já formou cerca de 1.600 profissionais em seis cursos de graduação.  O Campus oferta dois programas de pós-graduação com doutorados, os únicos do interior do Estado, e mestrados que, assim como as graduações, consideram a vocação da região sul do Piauí. São 600 vagas por ano somente para a graduação e atuam no Campus 106 docentes e 40 técnico-administrativos.

possecead-39_1_1.jpg

Reitor Gildásio Guedes

“A importância do Campus é estratégica para o desenvolvimento da região de toda “matopiba”. O Campus é um grande orgulho para o Piauí e para a Universidade”, frisou o Reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes.

WhatsApp_Image_2021-11-12_at_09.28.20.jpeg

Professora Wanna Araújo em sala de aula antes da pandemia da Covid-19

Esse orgulho, a Wanna Santos de Araújo compartilha e de forma triplicada: é natural de Bom Jesus, egressa e agora docente do CPCE. Ela queria ser professora e viu a oportunidade no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. “Quando foi implantado o Campus foi como acender uma luz na escuridão”, conta. Como aluna, ela aproveitou todas as oportunidades que o Campus oferecia e como professora, além de contribuir com a formação dos alunos, é uma referência para quem tem sonhos como os dela. “O CPCE faz parte da minha história e eu sei que sou parte da história dele também. Carrego com muito orgulho o Campus por onde ando, porque como cidadã bonjesuense essa foi uma das nossas maiores conquistas”, celebra.

WhatsApp_Image_2021-11-12_at_09.45.01.jpeg

Pesquisador e Engenheiro Agrônomo Wanderson de Sousa Mendes em atividade de campo

“O CPCE me deu as ferramentas e eu soube utilizá-las”. A afirmação é de Wanderson de Sousa Mendes, Engenheiro Agrônomo pelo CPCE e doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo. A sequência anterior está correta: ele saiu da graduação direto para o doutorado, o que não é muito comum na carreira acadêmica. Quando ingressou no CPCE, ele já tinha a meta de fazer intercâmbio e se esforçou para manter os índices acadêmicos altos. O intercâmbio veio com o Programa Ciências sem Fronteiras para a Universidade de Sidney. Ao terminar o doutorado, foi contratado para trabalhar como pesquisador na Holanda e hoje é pesquisador no Leibniz Centre for Agricultural Landscape Research (ZALF), na Alemanha. Sua jornada também é inspiradora, tanto que ele dá palestras aos alunos do CPCE e auxilia quem tem interesse em intercâmbio, além de coorientar dissertações. “É muito prazeroso compartilhar a minha experiência e mostrar aos outros discentes que eles podem ir além, podem conquistar outros patamares da vida deles, dependendo do que almejam”, encoraja.

Joaquim Santos Piauilino Filho, técnico-administrativo, entrou no CPCE na fundação do Campus. Ele compartilha da satisfação de ver o crescimento do Campus e da transformação que trouxe para a região, ao possibilitar formação de qualidade e qualificação do mercado de trabalho. O sentimento de fazer parte do Campus desde a origem, não poderia ser diferente. “De contentamento, pois integrando os quadros do CPCE tenho a oportunidade de contribuir, juntamente com todos que laboram no Campus, para o desenvolvimento da minha cidade, bem como das cidades circunvizinhas”, diz.

WhatsApp_Image_2021-11-12_at_14.54.51.jpeg

Professor Everaldo Moreira da Silva, Diretor do CPCE, celebra os avanços do Campus

Para o Diretor do CPCE, professor Everaldo Moreira da Silva, o sucesso do Campus pode ser atribuído a diversos fatores, com destaque para a dedicação, competência e diálogo da comunidade acadêmica e parcerias com a comunidade externa. O Diretor lembra que Bom Jesus foi considerada a cidade dos doutores, por possuir a maior relação entre o número de doutores e habitantes do país. Ele acredita que a comunidade do CPCE está preparada para vencer desafios e tornar o Campus cada vez mais forte e unido em prol da sua missão. “Fica o nosso agradecimento a todos aqueles que por aqui passaram e um agradecimento especial aos que estão nos ajudando atualmente a continuar transformando vidas, pois acreditamos que esse é e sempre será o maior legado do CPCE. Parabéns e vida longa ao CPCE”, comemora.

CPCE – O Campus oferece 600 vagas por ano para os cursos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenciatura Educação no Campo/Ciências Humanas e Sociais e Ciências Biológicas. Oferta, ainda, vagas para os Programas de Pós-graduação em Ciências Agrárias e Zootecnia Tropical, nível mestrado e doutorado.

São 14 laboratórios destinados ao ensino e à pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação, dotados de materiais e equipamentos diversificados. O campus tem, ainda, o Laboratório de Análises de Solos, usado para realizar análises de material para fins de pesquisa e extensão.

É o único campus fora de sede com Hospital Veterinário Universitário, que oferece serviços hospitalares, médico-cirúrgicos, ambulatoriais, laboratoriais e emergenciais aos animais domésticos, silvestres e selvagens, de pequeno e grande porte. Tem, ainda, a Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia – FEAG, com atribuições de ensino, pesquisa e extensão.

O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) do CPCE tem atendimento pedagógico, psicológico e de assistência social. Os estudantes contam também com o Restaurante Universitário, que oferece refeições balanceadas, higiênicas e de baixo custo à comunidade universitária.

Acesse a página do CPCE para mais informações sobre o Campus.