Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com apoio da UFPI, é concluída em Teresina a 24ª Semana Olímpica da OBM

Com apoio da UFPI, é concluída em Teresina a 24ª Semana Olímpica da OBM

Última atualização em Sábado, 13 de Novembro de 2021, 10h31

WhatsApp_Image_2021-11-12_at_22.14.18_5.jpeg

Com apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foram concluída nesta sexta (12) em Teresina as atividades da 24ª Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Na noite de encerramento, houve a aguardada solenidade de entrega de premiações da XXXXII OBM. Receberam premiação cerca de 120 alunos de todo o Brasil, do 6º Ano Fundamental ao Ensino Universitário. 3 piauienses conquistaram medalhas e menção honrosa.

WhatsApp_Image_2021-11-12_at_22.14.18.jpeg

Desde 7 novembro, os medalhistas estiveram na capital do Piauí participando de aulas avançadas, palestras e atividades de treinamento e lazer. A UFPI disponibilizou veículos para fazer o transportes dos estudantes e contou com docentes participando intensamente das atividades.

WhatsApp_Image_2021-11-12_at_22.14.18_3.jpeg

Prof Jefferson Leite representou o Reitor Gildásio Guedes na solenidade de premiação

“Com a colaboração dos professores do Departamento de Matemática, a UFPI apoiou o evento na recepção dos estudantes, logística e administração do próprio evento”, explica o Prof da UFPI Jefferson Leite, coordenador regional da OBM e que na solenidade representou o Reitor Gildásio Guedes. “Nos sentimos muito envaidecidos com um evento tão disputado acontecendo pela primeira vez em Teresina”, completou.

WhatsApp_Image_2021-11-12_at_22.14.18_1.jpeg

Mesa de honra da solenidade de encerramento

Entrega de medalhas – A cerimônia de premiação contou com a presença também do Prof. Antonio Cardoso do Amaral, coordenador local da 24ª Semana Olímpica e presidente da Fapepi; o coordenador geral da Comissão da OBM, Prof. Carlos Gustavo, além dos secretários estadual de Educação, Ellen Gera, e municipal, Nouga Cardoso. Marcaram presença ainda o professor da UFPI, João Xavier Neto, representando a presidência da Academia de Ciências do Piauí; e a coordenadora geral do Torneio Meninas na Matemática (TM2), Ana Caroline Borges Carneiro.

WhatsApp_Image_2021-11-12_at_22.14.18_2.jpeg

O Prof. Antonio Amaral considerou o evento essencial para o destaque dos talentos do Piauí na Matemática. “É um orgulho celebramos esses resultados, mas desejamos que mais alunos, especialmente os piauienses, realizem feitos como os dos estudantes premiados”, afirma o coord. Local da 24 Semana Olímpica da OBM.

WhatsApp_Image_2021-11-12_at_22.14.18_7.jpeg

Estudante do Rio Grande do Sul, umas das medalhista de ouro

Presença feminina - No evento, também marcaram presença alunas do Torneio Meninas na Matemática (TM2), iniciativa da AOBM e uma competição dirigida às alunas do 8º ano do ensino fundamental até o último ano do Ensino Médio das escolas públicas e privadas. O TM2 tem como um de seus objetivos principais o incentivo da participação feminina em Olimpíadas científicas com foco em Matemática.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCT-Mat). A Semana Olímpica é realizada desde 1998.