Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Rede liderada pela UFPI aprova nova proposta e vai receber mais de R$ 28 milhões para formação de professores

Última atualização em Quarta, 17 de Novembro de 2021, 18h31

Pela segunda vez, a Rede Nordeste – Pril, liderada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também formada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), aprova proposta para formação inicial e continuada de professores, dentro do Programa Institucional de Fomento e Indução na Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares do Ministério da Educação (MEC). Após selecionar nove Instituições de Ensino Superior (IES) no primeiro edital, o MEC lançou edital para novas propostas e o resultado foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (17).

A rede vai receber mais de R$ 14 milhões e, assim, alcançar mais de R$ 28 milhões para execução das propostas. O Programa visa promover a oferta de cursos de licenciaturas e de formação continuada inovadoras, que atendam às necessidades e à organização da atual política curricular da educação básica e da formação de professores e diretores escolares que atuam nessa etapa de ensino.

A Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), professora Lívia Nery, destacou que a UFPI cumpre sua missão com a aprovação de mais uma proposta. “A UFPI mostra competência e compromisso com a formação de qualidade dos professores da Região Nordeste, que precisa fortalecer essa formação com competência técnica, teórica e política”, frisou.

Diretora do CEAD, professora Lívia Nery

Ampliação das vagas – Nessa segunda proposta, foram ampliadas as ofertas da UFPI. Entra o Campus de Floriano com a oferta dos cursos de Pedagogia e Letras; o Campus de Teresina terá também o curso de Química, além do curso de Ciências da Natureza; o Campus de Picos terá os cursos de Ciências da Natureza e Letras-português; e em Pedro II ofertará o curso de Pedagogia.

Ao todo, serão ofertadas 960 vagas pela rede Nordeste, distribuídas nos cursos de Pedagogia e licenciaturas em Matemática, Letras-português e Ciências. Elas serão destinadas aos estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e que firmarem o compromisso de concluir um ano de residência na rede pública de ensino com bolsa, e também professores que já atuam em sala de aula e que não possuem qualificação adequada, priorizando, assim, os que não possuem curso superior.

O aluno que não atua como professor deverá, no último ano do curso, fazer a residência docente na rede pública de ensino com recebimento de bolsa no valor de R$ 750,00.

O edital será lançado até o final de dezembro, com início das aulas para fevereiro de 2022.

Elaboração da proposta – Na UFPI, a proposta foi elaborada pelo Centro de Educação a Distância (CEAD), área de ciências da natureza e de química; Centro de Ciências da Educação (CCE), área de pedagogia; e Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos (CSHNB), área de letras-português.

Integraram a comissão que elaborou as propostas da UFPI os seguintes docentes: Lívia Fernanda Nery da Silva – CEAD, Juscelino Francisco do Nascimento – CSHNB, Eliana de Sousa Alencar Marques – CCE, Aucélia Vieira Ramos – CSHNB, Luciana Maria de Aquino – CEAD, Maria Goreth de Sousa Varão – CLV, Maria Valdelucia Lima – CEAD, Maria do Socorro Leal Paixão – DEFE, Neuton Alves de Araújo – DMTE, Janaína Gomes Viana de Sousa - DMTE, Keyla Rejane Almeida Melo – LEDOC, Leomá Matos - CEAD, Eliese Idalino Rodrigues – CEAD, Cledinaldo Borges Leal – CEAD e Milton Batista – CEAD. A comissão teve o apoio da Pró-Reioria de Ensino de Graduação (PREG) com a participação dos docentes: Ana Beatriz Sousa Gomes, Leomá Albuquerque Matos, Maycon Silva Santos e Francisco Newton Freitas.