Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Fórum apresentará estratégias para a redução da mortalidade materna no Piauí
Início do conteúdo da página

Fórum apresentará estratégias para a redução da mortalidade materna no Piauí

Imprimir
Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 13h36

 

F362E484 936B 4E00 B54F CD946764D482
Com o objetivo de apresentar e buscar soluções para a mortalidade materna no Piauí, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da UFPI, juntamente com a Secretária de Saúde (SESAPI) e outras instituições, proverá o Fórum para a redução da Mortalidade Materna no Piauí (FORMMAPI), no dia 26 de novembro, em formato híbrido para profissionais dos municípios do território da planície litorânea no auditório do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP). O evento também contará com transmissão ao vivo pelo canal do NUEPES no YouTube.

O evento conta com o apoio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e Centro Latinoamericano de Perinatologia (CLAP).

De acordo com a professora Lis Cardoso Marinho Medeiros, organizadora do evento, durante o Fórum será produzido um plano de intervenção para um futuro termo de cooperação internacional. “Vamos promover um momento de formação para trabalhadores e profissionais a nível estadual sobre os cuidados para a saúde da gestante e elaborar de um plano de intervenção para cooperação internacional futura. Os convidados irão elaborar o plano, que será implementado, monitorado e avaliado na região da planície litorânea”.

A mortalidade materna é um tema que integra um dos itens dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Dividido em três blocos, o evento trará profissionais renomados, que irão abordar os temas: a situação epidemiológica da mortalidade materna no Piauí; o papel do Legislativo na redução da mortalidade infantil; Estratégias para redução da mortalidade materna informadas por evidências; Mapa de Evidências sobre Redução da Mortalidade Materna e Ações para redução da mortalidade materna realizadas no estado do Piauí.

Dentre os profissionais convidados para debater sobre a mortalidade materna no Piauí teremos: Margarete de Castro Coelho (Dep. Federal - PI); Bremem de Múcio (Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS); Diego Gonzalez (Diretor da BIREME/OPAS/OMS); Verônica Abdala (BIREME/OPAS/OMS); Nathan Mendes  (UFMG);  Rita Maria Lino Tarcia (UNIFESP);  Maria Auzeni de Moura Fé (SESAPI) Cristiane Maria Ferraz Damasceno Moura Fé (SESAPI); Maria Janailda Araújo Furtado (HEDA / Parnaíba-PI). O início das atividades está previsto para às 08h00.

Confira a programação.

Fim do conteúdo da página