Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encerramento do Fórum de Mortalidade Materna em Parnaíba (FORMMAPI)
Início do conteúdo da página

Encerramento do Fórum de Mortalidade Materna em Parnaíba (FORMMAPI)

Imprimir
Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 10h20

Nesta sexta-feira (26), aconteceu o encerramento do Fórum para a Redução da Mortalidade Materna no Piauí (FORMMAPI). O evento teve a participação de coordenadores e representantes das instituições e secretarias de saúde do Piauí.

WhatsApp Image 2021 11 29 at 09.18.57

representantes das secretarias do município da planície litorânea

Após a abertura a programação seguiu com a participação de representantes das secretarias do município da planície litorânea.

WhatsApp Image 2021 11 29 at 09.19.22

Auzeni Moura Fé

Auzeni Moura Fé, destacou que o evento foi de extrema importância. “Nessa macroregião do litoral ocorreram sete óbitos maternos, agora em 2021. E ainda esse ano no estado ao todo ocorreram 49 óbitos maternos, dos quais 19 foram por covid-19, dados de até o dia 22 de novembro. O estado possui uma resolução para a redução da mortalidade materna, no plano existe uma meta para redução em torno de 4,3% por ano. Com a pandemia esses números de mortes aumentaram, acho importante que esse evento aconteça agora e se repita em todo o estado. Precisamos refletir o que podemos fazer para diminuir essas mortalidades com propostas concretas e contribuir para redução dessas mortes em todo o Piauí”, afirmou Auzeni.

As representantes de Parnaíba, Viviene dos Santos, enfermeira e Coordenadora da Vigilância em Saúde, e Emanuelle da Silva, Coordenadora de Saúde da Mulher no município, apresentaram uma palestra sobre "A situação epidemiológica de mortalidade materna  no município de Parnaíba", onde retrataram as mortes nos hospitais do local, fizeram um balanço dos óbitos.

WhatsApp Image 2021 11 26 at 18.28.36

Participantes do evento

Bremem de Múcio (Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS) falou um pouco sobre as intervenções antes e durante a gravidez. “A promoção de cuidados pré-concepcionais especialmente em mulheres com comorbidade garantem que as mulheres não sejam expostas a gravidez até que estejam em melhores condições de saúde”.

O Assessor Regional em Saúde Materna explica ainda que a consulta pré-concepcional pode ser dividida em vários componentes: avaliação do risco, monitoramento das doenças crônicas, etc. "Demostra o benefício que evita a mortalidade de grávidas. É preciso de educação em saúde para evitar esse tipo de risco. O apoio da família também é essencial para essas mulheres, assim como melhorar o atendimento nos centros de saúde", aponta Bremem.

Verônica Abdala (BIREME/OPAS/OMS), explicou sobre o mapa de evidências produto que busca a sistematização de informações. “O mapa de evidências é uma ferramenta de sistematizar e reunir toda a evidência possível para uma temática e sistematizar de um jeito para facilitar o seu uso. É um jeito de apresentar a melhor evidência possível é diferente de uma revisão sistemática. Esta, geralmente, traz um tema bem específico e o mapa pode ser um pouco mais abrangente, pela forma transparente e com critérios, possui muitas características de uma revisão sistemática, mas é diferente. Ao utilizar o AMSTAR que faz uma seleção criteriosa e rígida, o mapa traz um nível de confiança bem grande e de qualidade superior", explica Verônica.

WhatsApp Image 2021 11 26 at 16.46.09

 Lis Marinho Medeiros(UFPI)

A professora Lis Marinho falou a respeito de ações que podem ser também eficazes para evitar a mortalidade materna. “A reflexão do fórum é exatamente isso, o que não deu certo e como fazer dar certo, a próxima etapa do fórum é fazermos estabelecer acima de todas essas informações que nós absorvemos até aqui e pensarmos em ações concretas, ações que sabemos que são importantes. Existe a capacidade da gestante e da família de se apropriar dos sinais de alerta que essa gestante expõe, então se nós conseguirmos deixar a família e gestante em alerta, bem como capazes de identificar esses sinais, antes que seu estado se agrave e estimular a procura de socorro antes que a situação se torne complicada, acho que poderíamos ter resultados muito melhores”, fala Lis Marinho.

WhatsApp Image 2021 11 26 at 16.53.40

Nathan Mendes (UFMG)

O médico, Natan Souza, pontuou, “estou muito maravilhado com esse evento, de alto nível técnico e também do engajamento da gestão municipal e das regiões e do estado do Piauí porque a pandemia tomou o espaço da agenda por completo em 2020”.

Logo após, os participantes se reuniram em grupos onde fizeram uma carta de intenções comparando os planos existentes em âmbito nacional e estadual com o que os grupos produziram durante o fórum.

O evento terminou às 18h e está disponível no canal do Youtube da NUEPES.

WhatsApp Image 2021 11 26 at 17.14.27

WhatsApp Image 2021 11 26 at 16.21.49 copy

WhatsApp Image 2021 11 26 at 15.59.56 copy

WhatsApp Image 2021 11 26 at 15.22.48

Fim do conteúdo da página