Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI 2021: Palestra destaca os desafios da transferência de tecnologia na universidade

Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 11h24

Siufpi.png

Nesta segunda-feira (29), a comunidade acadêmica da UFPI participou da palestra “Transferência de Tecnologia: Regulação, Desafios e Oportunidades”. A exposição, ministrada pela Profª. Mônica Felts, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), faz parte da programação da terceira edição dos Seminários Integrados da UFPI 2021, que segue até o dia 3 de dezembro.

A palestra, coordenada pelo Prof. Luíz Claudio Sousa,  abriu as atividades do XIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e contou com a participação da coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Profª. Keylla Urtiga. Durante a exibição, foi trabalhada a identificação do potencial de pesquisas e o processo de transferências tecnológicas e seus desafios, bem como a aplicabilidade prática na sociedade.

WhatsApp_Image_2021-11-29_at_20.35.10.jpeg

Durante a mesa de abertura, o professor Luiz Júnior, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, destacou a importância da ampliação das transferências de tecnologia e inovação para alcançar novas parcerias. “Já conseguimos repassar mais de cem patentes, mesmo se passando apenas treze anos da entrega da primeira patente. Nós ainda estamos iniciando e aprendendo, mas graças aos nossos professores e alunos que vêm se empenhando, estamos no caminho certo”, disse.

WhatsApp_Image_2021-11-29_at_20.36.57.jpeg

Conforme Mônica Felts, professora do curso de Farmácia da UFPE, a motivação da transferência de tecnologias para as empresas é consumir tecnologias que as universidades já definiram minimamente como viáveis, pois a partir do momento em que elas incorporam esses projetos, é possível ampliar as possibilidades de novos produtos.

“O que gera a tecnologia é a necessidade humana de se adaptar. É muito interessante, pois o humano não tem que servir à tecnologia. É a tecnologia que deve servir a necessidade humana. E a gente tem sempre que colocar essa tecnologia como essa ponte que pode fazer o bem, transformar e salvar vidas”, destacou.

SIUFPI 2021

O SIUFPI é o maior evento acadêmico da UFPI e reúne dezenas de seminários, palestras, comunicações e debates. O evento promove dez seminários que acontecem simultaneamente: XI SEMEX, XXX Seminário de Iniciação Científica, XIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, VIII Mostra de Comunidades, II Seminário de Ensino de Graduação, II Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos, V Ciclo de Palestras de Pós-Graduação, VIII Seminário de Assistência Estudantil, VI Encontro de Iniciação à Docência e III Seminário de Residência Pedagógica. Cada seminário que integra o evento terá uma programação própria. Confira aqui.