Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 30 anos de Iniciação Científica na UFPI são destaque em palestra do SIUFPI 2021

30 anos de Iniciação Científica na UFPI são destaque em palestra do SIUFPI 2021

Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 11h21

XXX SIC 2021 - 1

O Reitor Gildásio Guedes esteve na palestra

Nesta terça-feira (30), a comunidade acadêmica da UFPI participou da palestra “A Iniciação Científica na UFPI: 30 anos de educação e transformação”. A exposição, ministrada pela Profª. Rosa Ester Rossini, da Universidade de São Paulo (USP), faz parte da programação da terceira edição dos Seminários Integrados da UFPI 2021, que segue até o dia 3 de dezembro.

O Reitor Gildásio Guedes participou da atividade. “Estamos aqui para reafirmar o compromisso da Universidade em continuar a trilhar o caminho da iniciação científica apoiando nossos alunos”. A palestra também contou com as presenças da coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Profª. Keylla Urtiga, e da Profª. Jaíra Maria Alcobaça Gomes.

XXX SIC 2021 - 2

Participantes da palestra de Iniciação Científica na UFPI

A palestra foi um dos destaques do XXX Seminário de Iniciação Científica (XXX SIC). Durante a exibição, foi apresentado uma retrospectiva dos avanços da iniciação científica no Brasil, bem como a importância da pesquisa para a Universidade e a sociedade. Durante sua exposição, a Professora Rosa Ester ressaltou que vale a pena investir na iniciação científica, afirmando que “há uma mudança de ventos na vida do estudante quando ele resolve participar da iniciação científica”. A professora também apontou a importância de professores qualificados e do engajamento da universidade para levar a pesquisa em frente, condições que, segundo Rosa Ester, a UFPI cumpre.

XXX SIC 2021 - 3

Palestrante Rosa Ester Rossini

O professor Luiz Júnior, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, apresentou dados sobre o número de trabalhos realizados na UFPI em 2021, um total de 1120, sendo 97 orais e 1023 posters.

XXX SIC 2021 - 4

Professor Luiz Júnior, pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI

“Este ano, mesmo com os cortes orçamentários da Universidade, a atual gestão do professor Gildásio Guedes e a PROPESQI trabalharam muito para manter um valor razoável para a distribuição de bolsas na Universidade”, complementou.

SIUFPI 2021

O SIUFPI é o maior evento acadêmico da UFPI e reúne dezenas de seminários, palestras, comunicações e debates. O evento promove dez seminários que acontecem simultaneamente: XI SEMEX, XXX Seminário de Iniciação Científica, XIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, VIII Mostra de Comunidades, II Seminário de Ensino de Graduação, II Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos, V Ciclo de Palestras de Pós-Graduação, VIII Seminário de Assistência Estudantil, VI Encontro de Iniciação à Docência e III Seminário de Residência Pedagógica. Cada seminário que integra o evento terá uma programação própria. Confira aqui.