Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parceria entre UFPI e SESAPI promove curso de capacitação de microscopistas para diagnóstico da Malária
Início do conteúdo da página

Parceria entre UFPI e SESAPI promove curso de capacitação de microscopistas para diagnóstico da Malária

Imprimir
Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 12h47

Diante dos recentes casos de Malária em moradores dos municípios de Miguel Alves e Joaquim Pires, o Departamento de Parasitologia e Microbiologia da Universidade Federal do Piauí disponibilizou um laboratório com microscópios para a realização do Curso de Capacitação do Diagnóstico Laboratorial da Malária. A ação é resultado de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI). 

WhatsApp Image 2021 11 30 at 10.01.50

Equipe que participou do treinamento 

Onze técnicos microscopistas participaram do treinamento, que foi realizado entre os dias 22 a 26 de novembro, no Laboratório de Parasitologia e Microbiologia (CCS/UFPI). “Foi uma ação da Coordenação de Vigilância e Saúde Ambiental da SESAPI, que solicitou o espaço para a realização desse treinamento. Um ofício foi encaminhado ao DPM, que fez a solicitação junto a direção do CCS. Toda a estrutura utilizada foi cedida pela UFPI”, explica o professor Vagner Mendonça, docente do DPM.

WhatsApp Image 2021 11 30 at 10.01.50 1

Estrutura laboratorial foi cedida pela UFPI

O curso contou com a participação dos palestrantes da Fundação Oswaldo Cruz/RJ, os doutores Graziela Zanini e AntonioTeva. Segundo os organizadores, levando em consideração a gravidade da enfermidade, ações que visem a melhoria da qualidade do diagnóstico e atenção à população sob risco, são essenciais para o controle da Malária no Piauí.

“A importância dessa parceria foi subsidiar esses técnicos para o correto diagnóstico da Malária na região, visto os acontecimentos recentes de casos na região de Miguel Alves e Joaquim Pires”, avalia o professor Vagner Mendonça.

Fim do conteúdo da página