Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > V Ciclo de Palestras da PRPG aborda avaliação de periódicos e curricularização da extensão na pós

Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 20h35

O V Ciclo de Palestras da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), teve continuidade na tarde desta terça-feira (30), com transmissão pelo canal Ufpi TV no Youtube. Em seu segundo dia, a programação, que vai até esta sexta-feira (03), promoveu a realização de uma palestra e uma mesa-redonda. Assista à transmissão aqui.

A mesa de abertura para a palestra foi composta pela pró-reitora da PRPG, Profa. Regilda Moreira-Araújo, pela Profa. Carla Maria de Carvalho Leite, vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), pelo Prof. Francisco Gleison Monteiro, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), e pelo Prof. Francisco Nascimento, coordenador de Programas Stricto Sensu da PRPG.

mesa_de_abertura.png

Mesa de abertura para a palestra "Experiência de Avaliação de Periódicos CAPES"

Para abrir as atividades dessa  tarde, foi realizada a palestra "Experiência de Avaliação de Periódicos CAPES", ministrada  pelo Prof. Gleison da Costa Monteiro (PPGHB/UFPI). Por meio de uma abordagem ampla e pertinente, o professor discutiu acerca do Qualis Periódico, desde o seu conceito e categorias, até suas aplicações e desdobramentos. "Os programas de pós-graduação passam por uma avaliaçao constante e o qualis periódico é um dos mecanismos avaliativos pelos quais passam todos os programas. Ele avalia exclusivamente a produção acadêmica, sendo conhecido popularmente como análise das revistas, mas há outros desdobramentos de vários qualis que devem ser considerados", explica.

palestra_copy.png

Prof. Gleison Monteiro, do Campus CSHB, ministra palestra no V Ciclo de Palestras da PRPG

Na segunda parte da programação, aconteceu a mesa-redonda com o tema “Curricularização da extensão na Pós-Graduação", com participação da Profa. Adriana dos Santos Marmori, reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); da Profa Deborah Dettmam Matos, pró-reitora de Extensão da UFPI; e da Profa Cleânia de Sales Silva (DEFE/CCE/UFPI). A mediação da atividade foi realizada pela Profa Eliana de Sousa Alencar Marques, diretora do Centro de Ciências da Educação, que ressaltou ser o objetivo da abordagem promover discussão, troca de experiências e melhoria da qualidade da pós-graduação, no que diz respeito ao processo de curricularização.

mesa_redond.png

Mesa Redonda é realizada no V Ciclo de Palestras da PRPG com o tema "Curricularização da extensão na Pós-Graduação"

Para abrir a interlocução da mesa-redonda, a convidada Adriana Marmori, reitora da UNEB, apresentou um panorama histórico da extensão nas IES brasileiras, partindo para abordagens mais específicas. "Há uma necessidade da extensão em todas as universidades brasileiras e, para compreender melhor isso, três direcionamentos de abordagem destaco aqui: a contextualização do ponto de vista da base legal; a experiência das universidades do estado da Bahia; e a conclusão a partir de uma reflexão sobre o que de fato vem a ser a extensão universitária, bem como sua importância e todos os processos formativos, tanto na graduação como na pós-graduação", afirma a reitora.

reitora.png

Reitora da UNEB participa de mesa redonda no V Ciclo de Palestras da PRPG

As reflexões empreendidas durante a atividade ainda ressaltaram que a extensão no ensino superior brasileiro integra a matriz curricular e a organização da pesquisa e consiste num processo interdisciplinar, político, educacional, cultural e tecnológico, que promove a interação Instituições de Ensino Superior (IES) e os demais setores da sociedade, por meio da produção e aplicação do conhecimento. Os debates tambem ressaltaram que a extensão não consiste num elemento complementar, sendo necessária para a formação ampla e cidadã dos pós-graduandos.

Sobre o SIUFPI 2021

Os Seminários Integrados da UFPI em 2021 são o maior evento acadêmico da Universidade e reúne dezenas de seminários, palestras, comunicações e debates. Durante toda a sua programação, a comunidade acadêmica pode assistir a debates de temas relevantes, apresentações de palestrantes renomados e de trabalhos de alta qualidade acadêmica.

Ao todo, sua programação congrega dez seminários que acontecem simultaneamente: XI SEMEX, XXX Seminário de Iniciação Científica, XIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, VIII Mostra de Comunidades, II Seminário de Ensino de Graduação, II Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos, V Ciclo de Palestras de Pós-Graduação, VIII Seminário de Assistência Estudantil, VI Encontro de Iniciação à Docência e III Seminário de Residência Pedagógica. Confira aqui a programação geral do SIUFPI 2021.