Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Hospital da UFPI inaugura amanhã (2) Programa de Tratamento de Obesidade com capacidade para realizar cirurgias

Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 17h38

WhatsApp_Image_2021-07-20_at_15.13.59_1.jpeg

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) inaugura nesta quinta-feira (2/12), a partir das 14h, o Programa de Tratamento de Obesidade do HU: Serviço de Cirurgia Bariátrica Dr. Salomão Chaib. O Programa vai tratar pacientes com obesidade mórbida, que podem desenvolver várias doenças, como diabetes e hipertensão, o que impacta na qualidade de vida desses pacientes e nos custos do sistema público de saúde.

“A doença de origem é a obesidade, ela sendo tratada, minimiza uma cascata de outras doenças que aumentam o custeio do SUS”, a informação é do Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI, Dr. Maurício Giraldi. Ele destacou que o HU é um hospital de referência na alta complexidade e tem como um dos pilares oferecer o que tem de mais complexo na Medicina. “É caríssimo esse tipo de tratamento, que requer uma estrutura hospitalar lotada de equipamentos de alta complexidade e equipe experiente e competente. O HU tem todos esses critérios preenchidos e enxergou a necessidade de ajudar o cidadão”, frisou.

WhatsApp_Image_2021-12-01_at_16.35.25.jpeg

O Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes, destaca que o novo serviço irá proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes e barrar o agravamento de outras doenças ligadas à obesidade. "O novo serviço veio atender o grande número de pessoas que precisam passar por cirurgia bariátrica, mas não encontram disponibilidade do serviço pela rede SUS, e resultará em uma melhor assistência à saúde desses pacientes no Estado do Piauí, além de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa.", disse.

Durante a solenidade, serão entregues novos equipamentos para o centro cirúrgico, como três refrigeradores, um arco cirúrgico, uma mesa cirúrgica e dez focus cirúrgicos. Foram investidos quase R$ 2,5 milhões em equipamentos. Serão realizadas de quatro a seis cirurgias bariátricas por mês no HU-UFPI. Os pacientes contemplados para a cirurgia passarão por processo seletivo, sendo encaminhados pelo SUS e avaliados pela equipe multiprofissional, formada por cirurgião bariátrico, endocrinologista, cardiologista, psicólogo e nutricionista.

WhatsApp_Image_2021-12-01_at_16.35.24.jpeg

Dr. Maurício Giraldi explicou que com a cirurgia o paciente reduz o peso e torna mais fácil o tratamento de doenças como hipertensão arterial, diabetes e ósseo-musculares incapacitantes, podendo até curar a hipertensão arterial. “O Programa cumpre duas missões importantes: oferecer maior qualidade de vida ao paciente da obesidade mórbida, aumentando a sua expectativa de vida, e contempla o uso racional de recursos do SUS, economizando dinheiro para ser realocado para outras doenças, como o câncer”, destacou.

O Programa de Tratamento de Obesidade do HU-UFPI conta com um corpo clínico multiprofissional, médicos das especialidades necessárias para o atendimento, psiquiatra, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros, que acompanharão os pacientes desde o pré-operatório ao pós-alta.

Dr. Salomão Chaib – O Centro Cirúrgico leva o nome do Dr. Salomão Chaib, pioneiro no tratamento cirúrgico da obesidade no Brasil. Em meados da década de 70, Dr. Salomão Chaib realizou pesquisas e procedimentos bariátricos no Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo. Nascido em Teresina no ano de 1918, ele residiu em São Paulo por mais de 50 anos e foi um dos mais importantes cirurgiões do país, com passagem pelos principais hospitais da capital paulista. Foi ainda professor e escritor, integrando instituições das áreas de medicina e letras, além de receber diversas honrarias, como o título de cidadão paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo.

*Com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Portal Entretextos