Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Conferência de abertura do II SEG discute o preparo da graduação ao retorno de atividades presenciais

Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 16h50

IISIG_copy.png

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (2) a Conferência de abertura do II Seminário de Ensino e Graduação, com a palestra intitulada “O Preparo do Ensino de Graduação para o retorno às atividades presenciais: abordagens e conceitos externos ao Brasil”. O encontro tem coordenação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e compõe o SIUFPI 2021, que tem encerramento nesta sexta-feira (3). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da UFPI TV.

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, falou na abertura da solenidade. “Estamos presentes em todos os momentos de desenvolvimento das atividades da nossa Universidade e desenvolvimento de projetos em prol do Piauí, do Nordeste e do Brasil.”, enfatizou.

ReitorGildasio_copy.png

Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes

A palestra inicial foi mediada pela Profª. Georgina Lustosa, e ministrada pelos professores Diogo Casanova (Universidade Aberta de Portugal) e Teresa Pessoa (Universidade de Coimbra). Ambos falaram sobre os desafios e inovações do ensino durante a pandemia.

1Palestra_copy_copy.png

Os professores palestrantes, Diogo Casanova e Teresa Pessoa, de Portugal

O Prof. Diogo Casanova reiterou na sua palestra a ideia de repensar a Universidade e a sala de aula, apresentando modelos adotados antes e durante a pandemia. O professor entende que, quando retornar o ensino presencial, a sala de aula e a formação pedagógica devem mudar, e o estudo precisa se tornar mais dinâmico. Sobre as práticas do ensino remoto, defendeu mais investimentos para o EAD a fim de que alunos tenham ensino de cada vez mais qualidade. Pontuou ainda que é necessário aproveitar o momento para evoluir, promover diversificação do ensino e das avaliações e a otimização na gestão de dados.

A professora Teresa Pessoa falou sobre a importância de um sistema on-line adequado para o ensino remoto e reforçou a ideia de salas de aula mais dinâmicas. “Temos que unir a tecnologia aos novos contextos pedagógicos. Devemos repensar nossas coreografias didáticas.”, concluiu a professora.

Em seguida, foi a vez dos professores Francisco Newton Freitas e Leomá Albuquerque Matos apresentarem a palestra “Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e Plano de Trabalho: suas diretrizes e principais questões”, com mediação da Profª. Ana Beatriz Sousa. Os professores falaram sobre recursos técnicos, tratando de estruturas administrativas e diretrizes curriculares. “Nós mantemos a utilização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na maioria dos nossos currículos, na busca de garantir a isonomia entre o ensino, a pesquisa e extensão.”, de acordo com o Prof. Francisco Newton.

2Palestra_copy.png

Os professores palestrantes Leomá Albuquerque e Francisco Newton e a profª. mediadora Ana Beatriz Sousa

A conferência ainda teve sequência em uma palestra realizada na plataforma Google Meet, com o tema “Relevância do Programa de Monitoria e do Projeto de Ensino para a melhoria do Ensino de Graduação da UFPI”.

SIUFPI 2021

O SIUFPI é o maior evento acadêmico da UFPI e reúne dezenas de seminários, palestras, comunicações e debates. O evento promove dez seminários que acontecem simultaneamente: XI SEMEX, XXX Seminário de Iniciação Científica, XIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, VIII Mostra de Comunidades, II Seminário de Ensino de Graduação, II Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos, V Ciclo de Palestras de Pós-Graduação, VIII Seminário de Assistência Estudantil, VI Encontro de Iniciação à Docência e III Seminário de Residência Pedagógica. Cada seminário que integra o evento terá uma programação própria. Confira aqui.