Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > VIII SEMAE traz ao debate importância da assistência estudantil na trajetória de alunos em vulnerabilidade
Início do conteúdo da página

VIII SEMAE traz ao debate importância da assistência estudantil na trajetória de alunos em vulnerabilidade

Imprimir
Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 18h20

A assistência aos estudantes sempre foi promovida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E com o objetivo de fortalecer essa importante área de atuação da Instituição, foi realizada nesta quinta-feira (2), às 14h, a abertura do VIII Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE), em formato virtual, com transmissão pelo canal Ufpi TV.  Clique aqui para assistir à abertura.

Os participantes do evento on-line foram: Patrick  Quelemes, odontólogo do Serviço Odontológico da Coordenadoria e Assistência Comunitária (CACOM/UFPI), que atuou como mediador durante o evento; Profa. Aldora Lebre, coordenadora da CACOM, representando a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI, Mônica Arrivabene; e a Profa. Luciana Carvalho, pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), assistente social e palestrante convidada para a abertura do SEMAE 2021.

VIII_SEMAE.png

Abertura do VIII SEMAE acontece nesta quinta (02)

A palestra "Da UFPI para a UFDPar: A importância da Assistência Estudantil na trejetória de alunos em situação de vulnerabilidade" foi realizada como parte prinicipal do evento de abertura. Durante sua explanação, a pró-reitoa Luciana Carvalho compartilhou de forma mais aprofundada os desdobramentos práticos da Assistência Estudantil na vida acadêmica e social dos estudantes das universidades brasileiras. Toda a abordagem foi desenvolvida a partir de suas experiências enquanto universitária, beneficiada pela assistência estudantil, e, agora, profissional da UFPI nessa mesma área.

"Eu fui beneficiária da assistência ao estudante e cheguei ao lugar em que estou, gerenciando a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFDpar. Já precisou e vivenciei isso, então entendo que representa um divisor de águas, algo essencial para que os universitários cheguem longe", afirma Carvalho. 

VIII_SEMAE_2.png

Pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFDPar ministra palestra na abertura do VIII SEMAE/UFPI

A pró-reitora é a 13ª filha de um casal de lavradores da zona rural de Araiose (MA), nascida em Parnaíba. Durante a palestra, compartilhou que o Serviço Social a escolheu, para que em 1996 ela ingressasse ao curso na UFPI de Parnaíba, então Campus Ministro Reis Velloso. Na graduação, Luciana Carvalho foi selecionada para o benefício Residência Universitária/Restaurante Universitário, o que lhe possibilitou concluir o curso superior.

Ainda durante a programação, a Profa. Aldora Lebre ressaltou a relevência dos trabalhos desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), destacando suas diversas áreas de atuação. "A PRAEC conta com diversos serviços essenciais para os alunos: serviço social, pedagógico, odontológico e o psicológico, além de ações de apoio à amamentação, núcleo de acessibilidade, dentre outros", explana.

VIII_SEMAE_3.png

Profa. Aldora Lebre, coordenadora da CACOM

Todas as informações sobre essas e as demais ações da PRAEC estão disponíveis no site da UFPI. Acesse a página clicando aqui.

A programação do VIII SEMAE segue nesta sexta-feira (03), com a realização do minicurso "Como conseguir meu Benefício? Um tutorial para incrição no SINAE", às 8h. Acontece também, às 10h, o minicurso "Apresentações de trabalho em Público: Técnicas de relaxamento e oralidade". Todas as atividades do seminário reforçam o cuidado da Assistência Estudantil com o desenvolvimento acadêmico e psicosocial dos estudantes da UFPI, sejam beneficiados ou não, bem como de toda a comunidade acadêmica.

Fim do conteúdo da página