Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inaugurado o Programa de Tratamento de Obesidade do HU-UFPI

Inaugurado o Programa de Tratamento de Obesidade do HU-UFPI

Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 18h45

image00005.jpeg

Solenidade de inauguração do Programa de Tratamento de Obesidade do HU-UFPI

Com o intuito de avançar em práticas de saúde pública e cuidar de pacientes com obesidade mórbida, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) inaugurou na tarde desta quinta-feira (2) o Programa de Tratamento de Obesidade do HU: Serviço de Cirurgia Bariátrica Dr. Salomão Chaib. O serviço inicia cirurgias bariátrica já na próxima segunda (6). A inauguração foi conduzida pelo Superintendente do HU, Paulo Márcio Nunes, com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes.

image00008.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

“Graças ao empenho dos nossos servidores é possível vislumbrar o HU para além dos muros da universidade. Assim, com a inauguração deste novo centro poderemos revolucionar no tratamento de pessoas obesas no Piauí”, disse o Reitor Gildásio Guedes.

Para o funcionamento do novo centro, foram investidos cerca de R$: 2,5 milhões em equipamentos, os recursos são provenientes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Ministério da Educação, e duas emendas parlamentares no valor de R$: 800 mil reais dos deputados federais, Fábio Abreu e Marina Santos.

image00004.jpeg

Superintendente do HU, Paulo Márcio Nunes

Segundo o Superintendente do HU, Paulo Márcio, atualmente, estima-se que aproximadamente 60 mil pessoas tenham obesidade mórbida no Piauí. “Esta doença é responsável por desencadear outras enfermidades, como doenças cardiovasculares, hipertensão e aneurisma. Desse modo, para além das cirurgias, entra uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, fisioterapeutas, endócrinos, cirurgiões plásticos a fim de auxiliar na recuperação de nossos pacientes”, frisou

image00003.jpeg

Chefe do Serviço de Cirurgia Bariátrica, Gustavo Santos

O Chefe do Serviço de Cirurgia Bariátrica, Gustavo Santos adianta que a primeira cirurgia está programada para ser realizada na segunda-feira, 06 de dezembro. “Considerando que parte dos obesos grau 2 precisam realizar o procedimento de bariátrica, o número ultrapassa os 60 mil e pode chegar a quase 90 mil pessoas. Então, a inauguração do Programa aqui no HU veio a contribuir com o tratamento ainda iniciante no nosso estado”, pontuou.

image00007.jpeg

Momento de inauguração do novo centro cirúrgico

O Programa de Tratamento de Obesidade do HU-UFPI dispõe de 43 equipamentos necessários para o desempenho do setor. Entre os equipamentos adquiridos, o espaço é formado por 10 focos cirúrgicos de teto, 1 mesa cirúrgica, 2 autoclaves, 1 ultrassom para aplicações avançadas, 8 cardioversor, 1 craniótomo, 10 camas hospitalares elétricas

image00001.jpeg

Sobrinha de Salomão Chaib, a desembargadora federal, Liana Chaib

A solenidade de inauguração foi encerrada com homenagens às personalidades que colaboram com o desempenho de atividades médicas e o funcionamento do hospital universitário. Entre os nomes agraciados na ocasião está a sobrinha de Dr. Salomão Chaib, nome do novo Centro Cirúrgico do HU. “É uma honra para mim falar não só por todos os homenageados, mas está aqui representando o meu tio, o pioneiro no tratamento cirúrgico da obesidade no Brasil”, comentou Liana Chaib, desembargadora federal.

image00002_copy.jpeg

Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto ao lado do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Na sessão solene, também estiveram presentes, o Vice-Reitor, Viriato Campelo; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Arquimedes Cardoso; o Deputado Federal (PL-PI), Fábio Abreu; a Deputada Federal (Solidariedade-PI), Marina Santos; além de autoridades públicas, médicos, servidores e homenageados.

image00006.jpeg