Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PET de Engenharia Elétrica da UFPI realiza Encontro Científico

PET de Engenharia Elétrica da UFPI realiza Encontro Científico

Na manhã desta segunda-feira (11), o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu a abertura do 1° Encontro Científico de Engenharia Elétrica (ECEEL). O evento acontece até quinta (12), no auditório do Centro de Tecnologia (CT), e faz parte da integração - uma das quatro áreas de atuação do grupo.

O objetivo do encontro é proporcionar uma integração entre os alunos, e conhecimento da produção científica do curso. A programação do 1º ECEEL é composta por palestras, apresentações de trabalhos científicos dos alunos do grupo, e visitas aos laboratórios do Departamento de Engenharia.

Professor Dr. Luis Gustavo Souza, coordenador do curso, na abertura do 1° ECEEL

O professor Dr. Otacílio Mota, tutor do PET de Engenharia da UFPI e organizador do evento, destacou as ações do grupo na preparação e formação dos discentes. "O PET auxilia nas adversidades do curso, ele se insere onde existe alguma dificuldade dos alunos. Esse encontro visa a integração, trazer o aluno para mais próximo da engenharia elétrica, o aluno tem a oportunidade de ter uma visão geral da Engenharia Elétrica", destacou.

Segundo Magnaldo de Sá Cardoso, professor ministrante da palestra "A Engenharia Elétrica-Panorama e Percepções", o evento proporciona aos alunos ingressantes no curso uma perspectiva mais ampla da Engenharia Elétrica no estado e no país. "O aluno que está chegando à universidade precisa dessa visão do curso e da realidade local na área. Queremos mostrar que a Engenharia Elétrica é muito promissora no contexto nacional e local", afirmou.

Marcos Alves, aluno do PET que realizou apresentação oral de trabalho científico, ressaltou a importância do conhecimento científico produzido pelo grupo para o desenvolvimento de tecnologias em benefício social. "Nosso objetivo principal é o desenvolvimento da pesquisa e da tecnologia no âmbito local e nacional, buscando a excelência de ensino para fazer com que nossas ações possam ser úteis à sociedade e às indústrias", disse.

Alunos acompanham a seção de apresentação de pôsteres de trabalhos científicos

O Grupo PET de Engenharia Elétrica é o único do CT e entrou em atividade no mês de abril desde ano promovendo atividades nas áreas de pesquisa, extensão, ensino e integração. Atualmente, conta com 15 integrantes, sendo 12 bolsistas e 3 voluntários.