Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e UFC elaboram proposta de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Saúde Digital

Última atualização em Quinta, 24 de Março de 2022, 09h46

image5.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) irão elaborar uma proposta de Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Saúde Digital. As tratativas foram feitas em reunião com o Reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; o Vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; Diretora do Centro de Ensino a Distância da Instituição (CEAD-UFPI), Lívia Fernanda Nery da Silva; Coordenadora da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS-UFPI), Lis Cardoso Marinho Medeiros; e a Coordenadora-adjunta do CEAD, Liana Rosa Brito Cardoso. O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes, participou de forma remota da reunião realizada nessa quarta-feira (23), na UFC.

O encontro formalizou o grupo de trabalho que vai elaborar a proposta de um curso de pós-graduação stricto sensu na área mencionada, inicialmente com a oferta de um mestrado profissional interinstitucional e em rede. O projeto, inicialmente, é denominado Rede Interativa para Inovação Tecnológica em Saúde Digital (RITEDS).

image2.jpeg

Professoras Lis Marinho, Lívia Nery e Liana Cardoso com gestores da UFC

Segundo a professora Lis Cardoso, a preocupação agora é montar a proposta, que deverá estar pronta para submissão à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até agosto. “É uma grande honra e um grande prazer fazer parte deste grupo de trabalho. Queremos que o credenciamento imediato seja alcançado, mas se isso não acontecer também conseguiremos uma vivência que, com certeza, facilitará a aprovação em uma segunda tentativa”, afirmou, acrescentando que favorecerá o empreendimento o fato de a cooperação bilateral já existir desde a concepção da proposta.

A professora Lívia Nery disse que o CEAD-UPFI está à disposição para enriquecer a proposta com seu trabalho consolidado no campo, especialmente pela experiência em rede com outras instituições. "Essa troca de saberes e competências é promissora. No caso do Piauí, são 224 municípios, muitos deles com alta demanda pelo apoio da telessaúde. Ainda há um certo receio dos profissionais com relação ao tema, mas a perspectiva é começar a construir isso com a UFC e estender a outras universidades”, disse.

Integraram ainda a agenda o Prof. Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, e o Prof. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS).

O professor Luiz Roberto destacou que o intuito do projeto é capacitar profissionais que atuam na ponta dos sistemas educacionais e de saúde e têm sentido necessidade de digitalizar as suas práticas para um melhor exercício laboral. “O Brasil tem pouquíssimos locais aptos a formar profissionais em saúde digital. Começando o convênio agora, UFC e UFPI sairão na frente e, esperamos, liderarão um movimento que será seguido por outras instituições", frisou.

O reitor Cândido Albuquerque, que é piauiense, reafirmou a parceria de longa data entre UFC e UFPI e destacou que, no campo da cooperação internacional, a UFC já tinha colocado em seu radar a questão da transformação digital em saúde.

“Estamos de olho nisso desde nossa ida à Universidade de Nankai, na China, onde nos deparamos com um parque tecnológico espetacular, e não só isso: com um college (faculdade) inteiramente dedicado à área de inteligência artificial, com muitas pesquisas em saúde”, disse o dirigente máximo, ressaltando que outras instituições “irmãs”, como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) também têm potencial para integrar a iniciativa em um momento posterior.

*Com informações da UFC