Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Academia Piauiense de Letras celebram cooperação cultural

UFPI e Academia Piauiense de Letras celebram cooperação cultural

Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 11h07

APLUFPI-8.jpgReitor Gildásio Guedes e Zózimo Tavares na assinatura do convênio de cooperação

Com o objetivo de engrandecer a literatura e cultura piauiense, o reitor Gildásio Guedes recebeu nesta sexta-feira (1) o presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Zózimo Tavares. O encontro ocorreu no Salão nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e teve a finalidade de reestabelecer uma parceria entre as instituições que foi interrompida por conta da pandemia.

A UFPI e APL, através da colaboração, irão contribuir com recursos materiais para a viabilização dos projetos culturais que envolverão a realização de pesquisas, cursos, palestras, seminários, concursos literários e eventos que atendam o público das duas instituições. A celebração de autores da literatura piauiense também será realizada, já que serão disponibilizadas edições e reedições de obras literárias de autores piauiense em formatos físicos e digitais.

Na UFPI haverá publicação da Revista Acadêmica, o informativo Notícias Acadêmicas, semestral e trimestral, além da permuta para publicação de obras através da Editora da UFPI (EDUFPI).

APLUFPI-19.jpgReitor Gildásio Guedes

Para o reitor Gildásio Guedes, a renovação da cooperação será de grande importância para a Universidade e acredita que irá trazer grandes benefícios para a comunidade acadêmica. “Será um intercâmbio cultural importantíssimo porque a Academia Piauiense de Letras é uma instituição efervescente de divulgação da cultura e dos grandes nomes de intelectuais do nosso estado. Queremos apoiar e divulgar o que temos de melhor no Piauí”, pontuou o reitor.

Zózimo Tavares, presidente da APL, afirma que a parceria é de muito significado pois produz resultados importantíssimos para a cultura piauiense. “Com acessibilidade e a preocupação da UFPI com a cultura e educação, podemos realizar ações mútuas nas duas instituições e promover ainda mais a literatura piauiense e a educação.”

APLUFPI-16.jpgPresidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares.