Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Começa nesta segunda (4) retorno gradual das Residências Universitárias
Início do conteúdo da página

Começa nesta segunda (4) retorno gradual das Residências Universitárias

Imprimir
Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 13h54

residenciaunivers-3.jpg

Abertura das REU's acontecerá nesta segunda-feira (4) em todos os campi

Serão reabertas nesta segunda-feira (4) as Residências Universitárias (REU’s) dos campi de Teresina (Central e Centro de Ciências Agrárias - CCA), Floriano e Picos. A retomada do serviço foi possível a partir da determinação do Reitor Gildásio para que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e da Prefeitura Universitária (Preuni) viabilizassem as adaptações necessárias para o retorno. 

WhatsApp_Image_2022-04-01_at_11.09.29.jpeg

Residência Universitária do CCA

Entre as medidas adotadas, foram realizadas vistorias da parte estrutural, com monitoramento das instalações hidráulicas e elétricas,  limpeza completa dos terrenos, bem como revisão e compra de eletrodomésticos para que os estudantes voltem a dispor das comodidades necessárias para rehabitar os espaços.

Protocolos sanitários 

A Pró-Reitora da PRAEC, Mônica Arrivabene, ressalta que o plano de retomada das REU’s contempla as orientações do Protocolo Geral de Biossegurança da UFPI para acolher os estudantes com toda a segurança. “Dispensers de álcool em gel foram instalados em locais estratégicos nas residências, para fácil acesso dos moradores, além da disponibilização de máscaras de proteção”, explica a Pró-Reitora.  Para ingresso nas REU’s os estudantes serão submetidos à testagem e acompanhamento com a equipe de serviço social para repasse de orientações sobre o uso dos ambientes.Cada residência contará com pelo menos 1 alojamento que estará destinado ao isolamento de caso suspeito/confirmado de covid. 

proreitorapraec-29_1.jpg

Pró-Reitora da PRAEC, Mônica Arrivabene

Inicialmente, os quartos receberão, no máximo, dois residentes cada, para facilitar o processo de adaptação. O retorno acontece em três etapas, iniciando com 50% da capacidade na reabertura, 75% no dia 24 de maio e, por último, atinge 100% da ocupação em 4 de julho.

residenciaunivers-34.jpg

Inicialmente, os quartos receberão somente 50% de sua capacidade

Seleção de novos moradores 

A PRAEC analisa a solicitação dos estudantes sobre o recebimento da Bolsa de Apoio Estudantil (BAE) e do Auxílio Residência (AR). Os alunos que já eram assistidos pelas REU´s deveriam escolher entre permanecer no Auxílio Residência até concluir o curso ou retornar à Residência Universitária sem bolsa/auxílio. 

Os alunos que consigam permanecer em suas residências e que optem por se matricularem em disciplinas remotas, neste caso, poderão acumular o ARE com o Auxílio Inclusão Digital- Modalidade Internet. Após essa verificação, até o meio do ano, deverá ser aberto um edital para inscrição de novos estudantes no programa. 

A articulação desse retorno marca o esforço da equipe em dar continuidade a esse serviço, celebrado pela pró-reitora. Para ela, é com entusiasmo que os estudantes serão recebidos nas residências. "Estamos ansiosos para tê-los novamente. Nosso objetivo é dar o suporte necessário para que eles concluam o curso de graduação", finaliza. 

 

Fim do conteúdo da página