Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio realiza visita técnica ao CCA para discutir retomada das atividades presenciais

Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 08h34

visitacca2022-2.jpg

Vista do Espaço Integrado do CCA que passa por reformas

Com o intuito de acompanhar reformas em andamento nas estruturas físicas e discutir melhorias junto à comunidade acadêmica para o retorno presencial no próximo semestre letivo, o Reitor Gildásio Guedes realizou esta semana visita técnica ao Centro de Ciências Agrícolas (CCA-UFPI) em Teresina. Ao lado de representantes dos setores que compõem a unidade de ensino e da Prefeitura Universitária (PREUNI), a visita percorreu o Laboratório de Análise de Solos (LASO), o Espaço Integrado do CCA, e os Departamentos de Zootecnia e Fitotecnia.

visitacca2022-5.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes em visita ao Laboratório de Análise de Solos - LASO

Segundo o Reitor Gildásio, a Administração Superior da UFPI iniciou uma série de reuniões em cada centro de ensino para avaliar as condições do retorno presencial das aulas. O calendário de visitas começou com o CCE no dia 23 de março. “Nós estamos hoje no CCA para acompanhar as melhorias nas estruturas e conversar com os nossos professores. A expectativa é que a Universidade esteja preparada para receber os estudantes em junho”, enfatizou.

visitacca2022-37.jpg

Diretor do CCA, Willams Costa Neves

De acordo com o Diretor do CCA, Willams Costa Neves, o encontro também teve o propósito de autorizar novas obras no centro. “Um dos primeiros setores a ser reformado foi o Laboratório de Solos, que é importante tanto para o curso como para a comunidade piauiense. Atualmente, não existe no estado nenhum laboratório credenciado que realize tal tarefa, então queremos colocar o nosso em funcionamento”, ressaltou.

A reforma também inclui o Espaço Integrado do CCA, e a expectativa é que os ajustes ocorram em dois meses. Já o Departamento de Zootecnia ganha a revitalização da pocilga, desativada há sete anos, e essencial para os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

“Entre outras iniciativas e projetos, estamos plantando uma cultura de milho para obter silagem e, assim, alimentar os bovinos, além de conseguirmos uma redução de custos. Nesse sentido, desenvolvemos uma plantação experimental a partir de estudos promovidos pelos nossos alunos de graduação e pós-graduação, incluindo também a extensão, quando este conhecimento produzido chega até o produtor”, completou o Professor Willams Neves.

visitacca2022-12.jpg

Equipe de gestores do CCA acompanha encontro de vistoria nas instalações da unidade de ensino

Durante a vistoria, ainda estiveram presentes, o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Lauro Feitosa; o Coordenador Geral do Biotério da UFPI, Ney Rômulo de Oliveira; a Chefe do Departamento de Zootecnia, Vânia Vasconcelos; o responsável pelo Laboratório de Genética e Melhoramento Animal, Lindenberg Sarmento; o responsável pelo Setor de Suinocultura, Prof. Agostinho; e José Antônio Filho (Divisão de Manutenção Predial e Mobiliário da Preuni).

Notícia relacionada:

UFPI discute com unidades de ensino a retomada das atividades presenciais