Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI discute parceria de pesquisa sobre raça suína nativa japonesa

UFPI discute parceria de pesquisa sobre raça suína nativa japonesa

Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 16h51

sebttufpi 2

A Universidade Federal do Piauí inicia discussões para realizar pesquisas sobre a raça suína "capa preta", nativa do Sul do Japão e considerada a de melhor qualidade naquele país. Para tratar da parceria, o Reitor Gildásio Guedes recebeu, no Salão Nobre da Reitoria, o representante no Brasil do Estado de Kagoshima/Japão, Sérgio Masaki Fumioda; e o Diretor do Centro Piauiense de Cultura Japonesa, Seiji Nakayama, acompanhados do diretor do Colégio Técnico de Teresina, Francisco Mousinho.

Além da pesquisa sobre a raça, a ideia é que a parceria com a província japonesa resulte em oportunidades de intercâmbio para estudantes e pesquisadores e a introdução do cultivo da raça no Piauí.

sebttufpi 23

Reitor discute parceria entre UFPI e Representantes da Província de Kagoshima para pesquisa com suínos capa preta

Na ocasião, o Reitor Gildásio destacou que a UFPI irá viabilizar as condições para que a parceira seja estabelecida. “Essa é mais uma oportunidade de desenvolvermos uma pesquisa inovadora na nossa Instituição, levarmos um produto de qualidade para a população e fortalecermos a produção nessa área”, disse.

Presente à reunião, a Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, Virgínia Muniz, afirmou que a ideia é que a Universidade forneça orientação técnica, proporcionando início das condições de adequação do animal. “A Universidade disponibilizará a estrutura necessária para o aprimoramento dessa raça aqui no estado do Piauí e para isso iremos elaborar um projeto para otimizar todo o processo. Além disso, a implantação dessa pesquisa traz inúmeros ganhos para UFPI no sentido de ampliar a produção acadêmica e viabilizar o intercâmbio de professores e alunos com o Japão”.

Segundo Sérgio Masaki Fumioda, trata-se de uma raça bem especifica da região de Kagoshima, cultivada há mais de 400 anos e considerada a melhor do Japão. “A produção consegue entregar um produto de alta qualidade, com carne saborosa, saudável e bastante suculenta, sendo reconhecida como a número 1 no país”. Ele afirmou, ainda, que a Universidade de Kagoshima possui parcerias com universidades de todo o mundo, inclusive no Brasil, o que possibilita intercâmbios e trocas de informações no aprimoramento de pesquisas, o que pode acontecer também com a UFPI.

sebttufpi 6

Sérgio Masaki Fumioda destacou características da raça japonesa de suínos

Para a professora Isolda Nascimento, veterinária, integrante da comissão de pesquisa e extensão do CTT e coordenadora de biotério de manutenção de suínos da UFPI, a parceria pode transformar a UFPI em referência nacional nos estudos dessa raça, já que se trata de uma raça suína que não existe no Piauí e que ainda não possui pesquisas específicas.

sebttufpi 26

Reunião estabeleceu parceria entre as instituições

O também professor do CTT e pesquisador na área de Produção Animal, Daniel Biagiotti, detalha que como se trata de uma raça suína nativa japonesa, cultivá-la aqui pode trazer um grande diferencial, proporcionando a realização de diversas pesquisas de mestrado e de doutorado.

Também estiveram presentes na reunião o Diretor de Gestão de Recursos, Ricardo Alaggio, representando a Pró-Reitoria de Planejamento, que estará envolvida na formalização da parceria; e o produtor independente Jesus Rodrigues, que possui produção de suínos no Município de Hugo Napoleão e que se dispõe a abrigar exemplares de suínos "capa preta" em sua fazenda.

"A intenção é que haja também o fortalecimento da suinocultura independente no Piauí, fazendo com que aumente o número de criadores e amplie o uso dessa carne considerada de altíssima qualidade.", disse Jesus Rodrigues.