Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Complexo de Badminton da UFPI será entregue oficialmente neste sábado (9), com presença de ministros

Última atualização em Sábado, 09 de Abril de 2022, 19h38

WhatsApp_Image_2022-04-07_at_15.02.25.jpeg

Estímulo à prática esportiva e ao fomento na produção de conhecimento na área de Educação Física, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) receberá neste sábado (9), às 10 horas, a entrega oficial do seu Complexo Esportivo de Badminton. A solenidade marca também o lançamento da nova fase do Projeto Jovens Talentos, que passa a ser conduzido pela Universidade e que vai intensificar a iniciação de jovens no esporte para fortalecer a seleção brasileira júnior de Badminton.

Com investimentos de mais de R$ 6 milhões, verba oriunda do Governo Federal, o ginásio é um dos maiores da América Latina. Para a solenidade oficial de entrega à comunidade, estarão presentes o Reitor Gildásio Guedes, o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, entre outras autoridades.

O ginásio conta com 6 quadras, laboratórios de performance e fisioterapia, academia de ginástica, gabinetes para médicos, nutricionistas e psicólogos, além de auditório, secretaria, sala de reunião e 2 dormitórios para 16 pessoas. A área construída é superior a 2 mil m². O edifício é inteiramente climatizado. O espaço também serve de suporte ao desenvolvimento de pesquisas por estudantes e professores do Curso de Educação Física. Nos anos de 2020 e 2021, mais de 6 artigos foram publicados em revistas de excelência internacional.

Etapas da obra e início do funcionamento - O Ginásio de Badminton da UFPI foi idealizado em 2016 como um legado olímpico para o Piauí. A construção do prédio foi iniciada em janeiro de 2016 com finalização em outubro de 2017. Ao receber a obra e perceber que seria inviável acolher atletas e público em ambiente sem ar-condicionado, a Universidade fez um projeto para buscar a completa climatização do espaço, etapa concluída após 3 meses, em dezembro de 2019. Em seguida, com o início da pandemia em 2020, o Complexo esteve cedido à Prefeitura de Teresina e serviu por 10 meses, até janeiro de 2021, como Hospital de Campanha.

Só após a devolução de espaço, o Ginásio de Badminton pôde começar a treinar jovens para desenvolvimento no esporte a partir da liberação, pelo Ministério da Cidadania, de recursos para o Projeto Jovens Talentos, de aproximadamente R$ 370 mil ao longo de 2021. O projeto que investe na iniciação de jovens no esporte foi renovado para 2022 e vai possibilitar a continuidade do treinamento dos atletas. O lançamento da nova etapa do projeto vai ocorrer durante a solenidade de entrega oficial do Ginásio.

possecead2-2_1.jpg

Projeto Jovens Talentos - Em 2022, o projeto entra em nova etapa sob coordenação da UFPI. Com duração de 2 anos, a proposta é atender um público de 30 crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos, divididos em times masculino e feminino. Para a execução, será concedido mais de R$ 800 mil reais pela Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR).

No período de implementação, o intuito é habilitar a participação de jovens em campeonatos nacionais e internacionais. Além de oportunizar estágio e a formação de 40 professores treinadores para a revelação de talentos. A pesquisa acadêmica também tem espaço, o objetivo também é produzir e publicar 2 trabalhos científicos com os dados coletados do treinamento dos atletas.

Para a preparação física dos novos talentos, a equipe é composta por 3 treinadores, 1 preparador físico, 1 fisioterapeuta, 1 psicólogo esportivo, 1 analista de dados e 1 gerente esportivo. Os treinamentos utilizam tecnologia de última geração, e incluem equipamento de telemetria, que permite acompanhar batimentos cardíacos, medir esforços e o nível de estresse.

O Projeto Jovens Talentos teve sua primeira edição em 2021, inicialmente desenvolvido pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), possibilitando a jovens da região da grande Teresina treinamento de alto nível no esporte. O projeto obteve recursos do Ministério da Cidadania de cerca de R$ 370 mil reais.

Segundo o Coordenador de Cultura e Esportes da UFPI, Sérgio Galan, com apenas 1 ano de existência, o Projeto Jovens Talentos permitiu que atletas participassem de importantes campeonatos nacionais e internacionais. “Nós conseguimos obter uma medalha de ouro no Pan-Americano de Lima, Peru. Um fato inédito, uma vez que geralmente países como Estados Unidos e Canadá conquistam tal resultado”, enfatizou.

Destaque ainda para a participação no Campeonato Internacional de Badminton, promovido no ginásio da UFPI, e torneios em países como México, Reino Unido e República Dominicana. No total, os atletas trouxeram mais de 30 medalhas para casa.