Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inaugura Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Permanente para SUS

UFPI inaugura Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Permanente para SUS

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou nesta quinta-feira (08), o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para SUS (NUEPES) no auditório do Centro de Tecnologia (CT). Segundo a coordenadora do núcleo, profª Lis Cardoso Marinho Medeiros, o NUEPES tem como objetivo atender as necessidades de formação e de educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

"A proposta é realizar pesquisa, capacitação e qualificação para os trabalhadores do SUS à distância", afirma a coordenadora.

Durante a inauguração foram realizadas palestras tendo como principais temas: educação à distância no contexto sócio-econômico do Piauí; A importância da Educação Permanente para o SUS; A Rede Universitária de Telemedicina e sua importância para o SUS e por último a palestra sobre a Saúde no Sistema Penitenciário Piauiense.

Profª Lis Cardoso Marinho Medeiros, coordenadora do NUEPES

Para o coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) , Luiz Ary Messina, a criação do NUEPES é bastante importante para UFPI. "Fiquei bastante satisfeito por ser convidado para a inauguração do núcleo que tem como finalidade democratizar o acesso do conhecimento", disse.

A RUTE é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Airton Santos

Acadêmicos com a coordenadora do Nuepes, Prof.ª Lis

Além do coordenador da RUTE, Luiz Ary Messina, estiveram presentes no auditório do CT a profª Dr. Maria da Glória Carvalho Moura da Prex, O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Dr. Luiz Airton Santos, acadêmicos de medicina, comunicação social e engenharia.