Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI apresenta projeto para oferecer treinamento a paratletas no Setor de Esportes em Teresina

Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 18h01

WhatsApp_Image_2022-04-27_at_11.14.07.jpeg

Coordenador de Cultura e Esporte da UFPI, Prof. Sérgio Galan apresentou a proposta ao CNP em evento em SP

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresentou ao Comitê Paraolímpico Nacional (CPN) proposta de criação de um Centro de Referência Paraolímpico, a ser localizado no Setor de Esportes, no Campus de Teresina. O projeto vai atender estudantes de escolas públicas com alguma deficiência física, além de consistir em estímulo à prática esportiva do atletismo, badminton e natação. A proposta foi apresentada esta semana em evento em São Paulo.

A iniciativa vai proporcionar também aos futuros profissionais de educação física em formação na UFPI estarem aptos a trabalhar com jovens deficientes no ensino básico. Com viés multiprofissional, o Centro de Referência Paraolímpico ainda oferecerá estagios e campo de pesquisa em outras áreas do conhecimento, como artes, educação, enfermagem, medicina, música, nutrição e serviço social, entre outras. O projeto será financiado pelo Comitê Paraolímpico Nacional com pagamento de bolsas, materiais esportivos e pesquisas.

Presente ao evento em São Paulo, o Coordenador de Cultura, Esporte e Lazer da UFPI, Prof. Sérgio Galan, enfatiza a importância da aprovação do projeto. “O produto final desse programa é ter no Piauí esportistas paralímpicos que possam representar nosso estado no cenário nacional, alem, é claro, dos benefícios da prática esportiva para essa população. Assim, será a oportunidade de aliar com a ciência do esporte já desenvolvida na UFPI”, afirmou.