Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CCA produz silagem de milho para alimentar animais do Centro no período de estiagem

Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2022, 12h29

WhatsApp_Image_2022-04-28_at_09.58.17.jpeg

Os animais bovinos, caprinos e ovinos abrigados no Centro de Ciências Agrárias (CCA) serão alimentados no período de estiagem com silagem de milho produzida no próprio Centro. A ensilagem foi feita na manhã desta quinta-feira (28) no silo, que não funcionava há 20 anos, e está localizado no Departamento de Zootecnia. A ação é coordenada pela direção do CCA em colaboração com os departamentos de Engenharia Agrícola e Solos, de Fitotecnia e de Zootecnia e a Prefeitura Universitária.

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, acompanhou a ensilagem e destacou que a ação garante autonomia e economia para a Instituição. “Se estamos comprando tão caro e temos terra, trator, pessoal e excelente professores da área, por que não temos a silagem? Por meio dessa ação conjunta da administração superior, direção do CCA, PREUNI, chefias de departamentos e coordenações de cursos, está aí o milho sendo colocado como silagem para alimentar os animais no período da seca, e será bem mais barato”, frisou.

Reitor Gildásio Guedes e Diretor do CCA, Willams Neves

Segundo o Diretor do CCA, Willams Costa Neves, além da economia na compra de rações, o processo de ensilagem é usado como meio de ensino, pesquisa e extensão. “Os alunos estão integrados nesse processo de ensino, e podemos fazer extensão, chamar o pequeno e médio produtor para ver como faz a silagem. Foi feita pesquisa também com o milho utilizado, o professor Disraeli trabalha com diferentes variáveis para saber qual o melhor desenvolvimento desse milho”, destacou.

A Chefe do Departamento de Zootecnia, Vânia Vasconcelos, destacou que o silo deverá ficar cheio o ano inteiro e fornecer alimento de qualidade para os animais. “Isso é importante porque teremos forragem para atender no período mais seco do ano, com isso, otimiza o uso de alimento volumoso e reduz o fornecimento de suplemento alimentar com concentrado, que é um alimento mais caro”, ressaltou.

Para o Chefe do Departamento de Fitotecnia, Gabriel Barbosa, o envolvimento dos departamentos e da direção do Centro fortalece a ação e traz ganhos para toda a Instituição. “Essa integração entre os setores estava desativada nos últimos anos, e agora, por meio de uma gestão compartilhada, coordenada pelo professor Willams, estamos nos aproximando cada vez mais. A Instituição, o CCA, as parcerias e os alunos são beneficiados com isso”, celebrou.

Professor Disraeli Reis da Rocha e Diretor do CCA, Willams Neves

O Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek; a Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários e docente do CCA, Mônica Arrivabene; docentes e alunos do CCA também participaram da ação.